O que é estagflação? Saiba o que pode acontecer e como afeta as suas finanças

Veja como a estagflação influência na economia do país

O termo estagflação está sendo citado com muita frequência nos veículos de comunicação. Para que você entenda o que significa e qual impacto disso no seu bolso, o Valor Diário preparou hoje 29/10, esse texto para te orientar.

O que é estagflação e como interfere na economia local

Estagflação remete a junção da inflação e estagnação econômica, isto é, quando a economia está estagnada e a inflação acelerada. Mas, vamos entender melhor o conceito básico de cada termo e como isso influencia nosso cotidiano.

O que é Inflação?

A Inflação se refere ao aumento do preço de produtos, serviços e bens. Embora a inflação seja comum em qualquer economia, quando está desregulada é um problema enorme para a população. Isso porque há um aumento no custo de vida, fazendo com que o consumidor sinta o forte impacto diretamente em seu bolso.

Um exemplo disso no Brasil, foi em 1990, quando o país teve um período de hiperinflação, no qual, os valores todos os dias sofriam mudanças em relação aos serviços e produtos.

O que é estagflação?
O que é estagflação? Saiba o que pode acontecer e como afeta as suas finanças. Foto: Pexels

O que é estagnação econômica?

Quando o país está com uma economia boa e com atividades econômicas crescendo, a população compra mais, ou seja, os comércios e empresas vendem e produzem mais. Gerando mais empregos.

De outra forma, se a economia do país não crescer em relação ao ano anterior, assim como, o consumo da população, significa que está em período de estagnação econômica.

Pois isso, não se aplica quando tem queda em relação ao ano anterior, senão o termo correto seria uma “retração econômica”. Ou seja, vai deixar de fluir.

Por que a estagflação é perigosa e o que afeta em suas finanças?

Basicamente, a estagflação causa um efeito dominó, e isso é muito perigoso para economia do país. Pois, a economia não cresce, assim o índice de desemprego aumenta e consequentemente as pessoas têm menos dinheiro para gastar, gerando então menor movimentação econômica.

Com a população desempregada, o consumo diminui, pois eles param de comprar coisas que não são de extrema necessidade, ou seja, um desempregado não irá deixar de comprar alimentos, remédios, pagar aluguel etc. para comprar um celular novo ou trocar de carro.

Dessa forma, o empresário não consegue deixar o valor baixo, o consumidor não consegue comprar (por preço alto e falta de dinheiro) e consequentemente a economia não movimenta, ou seja, todos acabam perdendo de alguma forma.

Sendo assim, confira mais conteúdos sobre economia em nosso site!

Veja também: Entenda Planejamento Financeiro De Forma Simples E Fácil!

FGTS LIBERADO EM 15 BANCOS: Entenda de vez como contratar empréstimo com o FGTS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.