Privatização do 5G: Saiba o que irá mudar na internet do País

Ministério da Comunicação e Ministério da Economia realizam leilão da concessão para o 5G no país. Veja o que vai mudar!

O projeto que pretende leiloar a rede 5G criando assim o programa “Wi-fi Brasil” é o carro chefe do Ministério da Comunicação. A promessa é de conectar todas as residências à internet através da privatização do 5G. Sendo assim, entenda melhor sobre o assunto hoje 07/11, aqui no Valor Diário!

Privatização do 5G

Entenda o que isso significa

A privatização nada mais é do que a venda de uma instituição pública para uma empresa privada.

Dessa forma, toda a responsabilidade pelo serviço prestado passa a pertencer a empresa compradora. Esse processo funciona normalmente por um leilão público, ou através da venda de ações.

Com isso, o Estado exerce menor papel na economia, e recebe o valor referente à venda da empresa pública, que normalmente pertence a setores básicos como o de energia e comunicação.

Como vai funcionar a privatização do 5G?

Ocorrerá por meio de um leilão público para a venda de 4 tipos de frequências de 5G (700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz), onde o lance mínimo para as 4 é de R$50 bilhões.

Nesse sentido, a empresa que comprar deverá se comprometer em levar a internet para as escolas, residências e estradas, mesmo em locais distantes.

Privatização do 5G
Privatização do 5G: Saiba o que irá mudar na internet do País. Foto: Pexels

O que muda? O 4G ainda servirá?

O 5G é uma conexão mais rápida, chegando a ser 100x mais rápida do que a 4G.

Através dela, carros, drones, semáforos, relógios e diversos produtos eletrônicos terão uma conexão mais rápida. Além disso, o decreto determina que deverá existir uma democratização da internet, ou seja, um maior acesso a todos os brasileiros.

Por fim, a notícia boa é que os celulares ainda funcionarão nas frequências 2G, 3G e 4G.

Veja também: Teto de Gastos: você sabe o que é? Veja como pode afetar você!

Entenda como ter DINHEIRO RÁPIDO com o Limite do Cartão de Crédito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.