Projeção de crescimento de 1,5% do PIB brasileiro; entenda a razão da economia estar se recuperando

Ministério da economia projeta crescimento do PIB acima do esperado para esse ano, porém desempenho em 2023 deve ficar abaixo do esperado.

Franca, segunda-feira, 23 de maio de 2022 Por Sheila Sabatini — Segundo previsões dos especialistas o Brasil deverá ter uma projeção de crescimento de 1,5% do PIB para esse ano, já para 2023 a projeção será de 2,3%, dessa forma as previsões de crescimento estão  otimistas para esse ano, porém estão abaixo para o ano que vem.

A página Valor Diário vai trazer para você hoje de antemão, tudo sobre a previsão de crescimento do PIB brasileiro, que deverá ficar 2,3%, porém os índices de Inflação devem ser os piores segundo dados do IPCA que devem ser de 6,55%.

Leia também: Casa Verde e Amarela; saiba quais são as regras do programa habitacional e quem pode participar; entenda 

Projeção de crescimento de 1,5% do PIB brasileiro; entenda a razão da economia estar se recuperando: Foto - Pixabay

Projeção de crescimento do PIB

Segundo, o Ministério da economia o PIB brasileiro deve crescer cerca 1,5% em 2022, o resultado é melhor do que o esperado.

O crescimento do PIB se devem a força do mercado de trabalho e aos investimentos privados. Dessa forma, os dados divulgados servirão de base para o relatório financeiro bimestral  do governo.

O relatório de gastos e despesas serve para avaliar se o governo está cumprindo a meta fiscal e os ‘teto de gastos’.

Sendo assim, os economistas veem uma melhora do PIB para esse ano, porém a projeção para 2023 tem sido de um crescimento abaixo do esperando.

Confira também: Dividendos Banco do Brasil (BBAS3) serão de R$ 1,9 bi; confira detalhes sobre os pagamentos aqui

Fatores

Os fatores que contribuiram para isso foram de uma maior transferência de renda para os mais pobres por meio do auxílio Brasil, a perda da força da pandemia e a recuperação do mercado de trabalho.

Porém, como já dito as expectativas para 2023 ficaram abaixo do esperado. Já que o Banco Central tem feito um aperto monetário para tentar segurar a inflação. Com isso, o crescimento econômico deverá perder força a partir do segundo semestre.

Já o O Bank of America projetou na terça-feira que o Brasil crescerá 1,5% em 2022, ante 0,5% antes. Por outro lado, a expansão para 2023 agora é estimado em 0,9%, de 1,8% anteriormente. Conforme matéria do site Uol públicada em maio de 2022, escrita por Marcela Ayres. Por fim, no vídeo do canal CNN Brasil, você pode ver sobre a previsão de crescimento do PIB.

Você também pode gostar: Inflação faz preço dos alimentos aumentarem mais de 15% em um ano

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.