Restaurantes em Recife avançam para nova etapa de retomada
Restaurantes em Recife e outros estabelecimentos relacionados à alimentação seguirão para uma nova etapa do plano de convivência com a Pandemia criado pela Prefeitura do Recife no dia 1º de Julho. Essa nova etapa será iniciada a partir de 20 de Julho.

Leia: Fiscalização de bares e restaurantes em Recife aumenta com a retomada das atividades
Restaurantes em Recife poderão reabrir para consumo no estabelecimento
Primeiramente, a nova etapa de retomada inclui estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, cafeterias e quaisquer locais que tenham similaridades. De antemão, novas regras foram estabelecidas, com o intuito de evitar um crescimento na curva do contágio do novo Coronavírus.
Nesse sentido, a nova etapa irá contemplar 72 municípios do Estado de Pernambuco. Bem como nas etapas anteriores, a fiscalização continuará ativa para que as regras sejam seguidas de forma a proteger todos os funcionários e clientes.
Restaurantes em Recife se preparam para seguir as novas regras
De acordo com Antônio Carlos, dono de um restaurante no bairro de San Martin, muitas das regras impostas pelo novo plano de convivência exigem uma maior adaptação do estabelecimento: “As novas regras sugerem que tenham mais acessos ao local para evitar aglomerações, adaptação dos cardápios e muitas outras coisas.”
“Como o novo decreto saiu dez dias antes da reabertura, é possível que as novas adaptações sejam feitas sem problemas. Por exemplo, meus cardápios são de papel e vou precisar refazê-los com um material mais resistente, para poder higienizá-los a cada uso”, informou Antônio Carlos.
Outras regras para a retomada
Além disso, algumas das regras para reabertura dos restaurantes em Recife são: a quantidade de clientes deverá ser reduzida para 50%; o uso da máscara é obrigatório, fora o momento da alimentação; as mesas e os locais nas filas deverão ter um distanciamento de 1,5 metro; a realização de shows está proibida; as mesas deverão ter até 10 pessoas;
Assim como nas outras etapas, a disponibilização do álcool 70% e a higiene reforçada continuam obrigatórias. Outras regras de higiene, comunicação e distanciamento foram impostas, chegando a cerca de 25 ao todo.
Otimismo na retomada
De acordo com Antônio Carlos, a retomada será um grande benefício para os restaurantes em Recife que passaram pelo fechamento total, bem como os que continuaram apenas no Delivery.
“Eu tive que mandar 12 funcionários para casa e mantive apenas 5 no Delivery. Ou seja, essa situação prejudicou o restaurante como um todo, já que somos todos família. Muitos deles já voltaram à ativa e estamos otimistas. Vamos seguir todas as recomendações e esperar que o pior já tenha passado”, contou o dono do restaurante.
Leia: Sesi e Senac liberam cursos com vagas abertas em Recife