Rotinas bancárias no Cariri mudam durante pandemia: veja as principais alterações
Diversos setores da sociedade como educação, saúde e comércio tiveram que se adequar devido à crise pelo novo Coronavírus; não ficando excluídos os bancos e as suas respectivas atividades. Tendo isso em vista, as rotinas bancárias no Cariri mudam durante pandemia com o objetivo de atender à população, cumprindo as recomendações médicas e sanitárias no que diz respeito ao combate da transmissão da Covid-19 na região.

A redação, em 20 de junho, averiguou como está sendo o funcionamento geral das agências; confira!
Como as rotinas bancárias no Cariri mudaram durante pandemia
Com o isolamento social e o decreto estadual cuja ordem estabeleceu o fechamento temporário de escolas, do comércio e demais instituições cearenses, diversos serviços foram interrompidos.
No entanto, os serviços essenciais não foram parados, mas estão funcionando com certas restrições e cuidados, como é o caso dos bancos.
Dessa maneira, as rotinas bancárias no Cariri mudam durante pandemia e assim deve permanecer por tempo indeterminado.
Portanto, medidas como diminuição no número de funcionários, horário de atendimento, quantidade de pessoas no interior das agências e diversas outras estão sendo tomadas para evitar aglomerações.
Principais mudanças nas rotinas bancárias
Cidades caririenses como Juazeiro do Norte e Barbalha, adotaram medidas para evitar o contágio pelo Coronavírus, como o bloqueio de ruas, avenidas e praças movimentadas.
Além disso, muitas ações de combate estão sendo praticadas, como a redução de acesso aos bancos de forma simultânea; ou seja, as agências bancárias controlam o número de pessoas que circulam no interior das mesmas.
Para uma melhor organização, portanto, e cumprimento no que diz respeito ao distanciamento, as agências instalaram a sinalização adequada para que as pessoas fiquem no lugar correto e seguro quando as filas são formadas.
Desse modo, menos pessoas são atendidas de uma só vez. Também foi reduzido o número de funcionários e terceirizados, sendo priorizados somente os serviços de fundamental importância, aqueles insubstituíveis que não podem ser feitos remotamente.
Outra mudança considerável na rotina bancária é o horário diferenciado dos atendimentos (incluindo o acesso aos caixas eletrônicos).
Como é o caso das agências Lotéricas em Barbalha, cujo atendimento foi determinado seguindo um decreto municipal, assinado pelo prefeito Argemiro Sampaio (PSDB), atendendo de segunda a sexta-feira da seguinte maneira:
- 07 às 09 horas – idosos e pessoas de risco (pessoas portadoras de doenças crônicas, cardiovasculares e respiratórias);
- 09 às 12h30m – mulheres;
- 12h30m às 17 horas – homens.
Aos sábados, o atendimento segue o cronograma:
- 07 às 08 horas – idosos e pessoas de risco;
- 08 às 10 horas – mulheres;
- 10 às 12 horas – homens.
Contudo, todas as recomendações de uso da máscara são válidas para o acesso aos bancos e lotéricas da região; inclusive o acesso pode ser negado, caso a recomendação de proteção não seja atendida.
Portanto, as mudanças nas rotinas bancárias no Cariri são planejadas e de suma importância.