A nova carteira de motorista social gratuita, foi disponibilizada para todos os estados, com o intuito de facilitar a vida das pessoas de baixa renda, que precisam tirar a carteira de habilitação tipo B. Contudo, o benefício atende a um público específico, no que se adentra a alguns requisitos. Por isso, hoje 12/11, o Valor Diário irá explicar como ter a CNH social!
Como solicitar a CNH social?
Para solicitar a carteira social, é necessário cumprir com alguns requisitos que foram impostos pelo programa. Dessa forma, ao gerar a solicitação, serão obrigatórios a apresentação de alguns documentos, que serão solicitados pelo Detran. Para saber quais são, confira mais detalhes sobre como solicitar a CNH social.
Quem pode obter o benefício?
Para ter acesso ao benefício, você deverá cumprir com alguns requisitos. Sendo eles:
- Ser maior de 18 anos;
- Renda familiar comprovada de até dois salários mínimos;
- Já ser alfabetizado;
- Estar inscrito no Cadúnico;
- Estar desempregado a mais de um ano;
- Ser beneficiário de algum programa social como o Bolsa Família por exemplo;
Dessa forma, estando dentro desses requisitos, será necessário se atentar aos prazos de inscrição, que são diferentes em cada estado federativo.

Solicitações e Prazos
Após se inscrever no Detran, com todos os documentos necessários, é preciso esperar a sua solicitação que entrará em analise, ser aceita.
Assim, após a sua aprovação, você receberá um documento que te isenta dos custos ao Detran, como as taxas de provas e documentações que serão emitidas.
Contudo, vale ressaltar que a gratuidade se atém somente ao Detran. No entanto, o custo das aulas práticas de direção, ainda se mantém integrais para você arcar com o pagamento.
Dessa forma, é preciso verificar os custos com a auto escola de sua preferência. Além disso, caso o cidadão falhe e reprove nas provas, será necessário arcar com os custos das provas e aulas práticas novamente.
Gostou de saber sobre como obter a CNH social? Então mande esse artigo para amigos e familiares!
Veja também: Salário-Mínimo: Saiba como será o valor para 2022