Em relação a Pandemia de Covid-19, ainda estamos em um período intermediário. Isso por que, ainda não voltamos ao normal, mesmo com a vacinação em massa. Além disso, alguns estabelecimentos passaram a exigir o certificado de vacinação para ter acesso ao seu interior. Por isso, hoje 16/12, nós do Valor Diário iremos te auxiliar sobre como obter o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19.
O que é o Certificado Nacional de Vacinação?
A princípio, esse certificado é um documento emitido pelo Governo Federal que comprova a vacinação do cidadão contra o novo coronavírus. Nesse caso, o Governo consegue esses dados através do registro de vacinação que é feito pelo posto de saúde no momento em que o cidadão completa o ciclo da vacina.
Além disso, esses dados são registrados como informações integradas pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), pelo Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas, que são enviados pelo posto ao Ministério de Saúde, que irá processá-los e disponibilizar ao público pelo Conecte SUS Cidadão.
E então, como obter meu Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19?
A princípio, o processo é bem simples e completamente digital. A primeira coisa que você precisa fazer é completar o ciclo vacinal, ou seja, tomar as duas doses da vacina (ou a dose única, no caso da Janssen). Quando isso acontecer, o profissional de saúde irá registrar a informação no sistema.
Além disso, você pode acompanhar o seu registro em sites disponibilizados pelo governo em que se vacinou, ou com as Secretarias estaduais ou mesmo de seu município. Faça isso somente se precisar se certificar que os registros foram direcionados à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde.
Em cerca de 10 dias úteis o seu certificado já estará disponível para impressão. Em seguida, para obtê-lo, basta entrar no site do Conecte SUS Cidadão (https://conectesus.saude.gov.br/home) e emitir por lá!
Por fim, depois disso, está pronto. Dessa maneira, sempre que lhe for solicitado, você pode apresentar o seu certificado. Atualmente ele está sendo exigido em algumas arenas e estádios de futebol, sendo um pré-requisito para comprar ingressos de show em alguns estabelecimentos.
Leia também: Saiba porque o preço dos combustíveis não param de subir