Paulo Afonso, quarta-feira, 13 de julho, por Gabriele de Paula — Na última terça-feira (12) o Congresso Nacional aprovou o novo valor do salário mínimo em 2023. O valor está previsto no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO – PLN 5/22), que prevê o orçamento para o próximo ano.
Agora que foi aprovado no Congresso Nacional, o projeto precisa apenas da aprovação do presidente Jair Bolsonaro. Quer saber mais sobre como esse valor vai impactar na sua vida? Confira a matéria na íntegra que nós do Blog Valor Diário preparamos para você e entenda melhor.
Salário mínimo em 2023

Veja também: Tesouro Direto: entenda o que é e como começar a investir
Após a aprovação do presidente, o valor do salário mínimo nacional passará a ser de R$1.294. Assim, o aumento será de 6,77%, se for comparado com o atual salário mínimo.
No entanto, o reajuste está abaixo da previsão da inflação para 2022. Segundo os economistas, a previsão é de que o ano de 2022 termine com uma alta de 7,67% do IPCA.
Mas como isso deve impactar a vida dos consumidores? Considerando que o valor do salário mínimo teve um reajuste abaixo da inflação, o dinheiro está, de fato, perdendo valor.
Sendo assim, mesmo com o aumento do valor do piso de salários nacional, o poder de compra do consumidor será menor que o ano anterior.
Você também pode gostar: Seguro-desemprego: conheça as regras e veja se tem direito
Lei de Diretrizes Orçamentárias
A Lei de Diretrizes Orçamentárias determina a realização de um orçamento prévio para o ano fiscal seguinte. Assim, são incluídos no projeto, além do novo salário mínimo, o reajuste de salários para servidores públicos federais e outros gastos públicos.
Apesar da aprovação no Congresso Nacional, o novo salário mínimo passará pela aprovação do Poder Executivo. Dessa forma, apenas após a sua aprovação é que, de fato, passará a valer o novo valor de R$1.294 no Brasil.
Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube Senado Federal e entenda mais sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Leia a seguir: Cartão de crédito sem anuidade: conheça os 5 melhores