Algumas áreas no mercado de trabalho, sofreram com a pandemia de covid-19, e o setor da Tecnologia da Informação foi uma delas. Devido a falta de profissionais, houve um aumento no salário base da categoria. Por isso hoje 11/11, nós do Valor Diário iremos trazer informações sobre área da Tecnologia da Informação. Acompanhe!
Escassez de profissionais na área de TI
A princípio, não é de hoje que a área da Tecnologia da Informação vem sofrendo com os desafios da escassez de profissionais. Contudo, ainda haverá uma carência de aproximadamente 408 mil profissionais até o próximo ano no Brasil.
De acordo com a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o Brasil é o 10º maior do mundo nesse setor, e na América Latina é o líder com 40% do total de profissionais. Porém, o país não pode mais perder mão de obra nessa área, visto que o setor vem passando por um crescimento expressivo nos últimos anos.
Contudo, a startup TechDev Paraná, tem uma iniciativa para esse setor. Sendo lançada em novembro de 2020, tem como intuito, promover o ecossistema de tecnologia e inovação.
Com isso, o projeto cria pesquisas para identificar os espaços e demandas do mercado.
Uma dessas pesquisas irá mapear as vagas existentes e que tem carência de profissionais recorrentes. Além disso, algumas empresas participantes, irão responder o formulário sobre as formas de recrutamento e outros aspectos de gestão de pessoas.
Enquanto que, a outra pesquisa visa observar as competências de soft skills e hard que são requeridas nas vagas.
Medidas de enfrentamento
Uma das ações que muitas empresas têm tomado para enfrentar essas perdas de profissionais, é oferecer formação aos colaboradores que já estão contratados nessas empresas. As áreas de capacitação, geralmente tem sido análise de dados, robótica, inteligência artificial, computação em nuvem, entre outras.
Sendo assim, em média 45 mil especialistas formam-se em áreas de tecnologia anualmente no Brasil, e por ano tem cerca de 70 mil vagas, de acordo com dados da Brasscom. Dessa forma, muitas empresas adotaram as estratégias de capacitar seus funcionários, sendo que, muitas delas têm universidades corporativas que auxiliam na realocação no mercado.
Salários
Ainda assim, devido a pandemia de Covid-19, afeta-se o mercado de trabalho em todo o mundo, sendo necessário adotar um modo de trabalho em casa. Porém, algumas áreas aumentaram tanto em número de vagas, quanto em salários, que é o caso da área de TI.
Por fim, algumas grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, apresentaram um aumento salarial em cerca de 55%. Isto é, o salário base na área de Tecnologia da Informação era de R$6.020,41 em setembro de 2020, já em fevereiro de 2021 passou para R$9.364,21, dados da startup de recrutamento, Relevo.
Leia também: Aprenda 5 formas de renda extra na Internet