O FGTS é composto por um percentual do salário do funcionário, referente ao tempo de serviço. No entanto, se você está com dúvidas sobre quais os documentos necessários para o saque do FGTS, entenda hoje 08/11, aqui no Valor Diário!
Conheça os documentos para cada tipo de saque
Primeiramente, o FGTS pode ser liberado em diversas circunstâncias, algumas delas são:
- Saque rescisão para demissão sem justa causa;
- Término de contrato;
- Aposentadoria ou aos 70 anos de idade;
- Necessidade pessoal urgente
Veja os documentos necessários:
Saque-rescisão
A princípio, essa modalidade se refere a demissão sem um motivo específico.
Sendo assim, será necessário um documento oficial com foto, a carteira de trabalho original e cópia e também o termo de rescisão fornecido pela empresa, além do número do PIS/PASEP/NIS/NIT.
Término de contrato
Do mesmo modo, serão necessários os tradicionais documentos de identificação e o número PIS/PASEP/NIS/NIT. Em seguida, os termos formalizados da rescisão ou o contrato com o prazo pré-determinado, além de apresentar a carteira de trabalho original e cópias das páginas relativas ao trabalho.
Aposentadoria ou maior que 70 anos
Neste caso, para os aposentados é necessário o documento de identificação, a certidão de concessão para aposentadoria fornecida pela Previdência Social. Bem como, em casos de rescisão de contrato, deve apresentar o termo e a CTPS original e cópias.
Entretanto, há casos em que os trabalhadores que completam 70 anos ou mais, também têm direito a solicitação do FGTS.
Lembrando que, deve possuir em mãos o documento de identidade, CTPS original e o PIS/PASEP/NIS.
Necessidade pessoal urgente
Por fim, também é possível solicitar o saque quando ocorre algum tipo de desastre natural, como inundações por exemplo. Para isso, basta apresentar alguns documentos emitidos pelo município sobre a área afetada, além de um mapa da área que descreva a região.
Além disso, o trabalhador também deverá apresentar os documentos padrões de identificação, CTPS, PIS/PASEP/NIS e um comprovante de residência do local.
Sendo assim, agora que você já sabe quais os documentos necessários para sacar o FGTS, esta pronto para realizar o saque do seu dinheiro.
Leia também: Seguro desemprego é apenas pela Caixa Econômica Federal? Entenda