Um novo requerimento de suspensão do Carnaval de Recife foi entregue à Prefeitura da cidade, com autoria de Michelle Collins, vereadora do PP (Partido Progressista). A medida foi solicitada devido à gravidade da pandemia do novo Coronavírus e segue em debate na Câmara de Vereadores do Recife.

suspensão do carnaval de Recife
Suspensão do carnaval de Recife: detalhes e opinião pública (Foto: Istock)

Leia: Sequelas do Coronavírus: detalhes sobre o pós-tratamento de um paciente

Requerimento para suspensão do carnaval de Recife gera debate na câmara

Atualmente, o carnaval de Recife, famoso mundialmente, tem previsão para acontecer a partir do dia 13 de fevereiro. Porém, com a duração da pandemia, o evento tem possibilidade de suspensão ou adiamento.

De acordo com o requerimento 4075/2020, a solicitação é de que o prefeito do Recife (Geraldo Julio) decida pela suspensão do carnaval de Recife do ano de 2021. Como resultado, a medida gerou debate entre os vereadores da cidade por alguns deles não serem a favor da decisão.

Opiniões controversas de vereadores

A princípio, o maior debate gira em torno da decisão pelo cancelamento do evento. O pedido principal de vistas solicita que haja, no máximo, um adiamento. Em primeiro lugar, a opinião é de que ainda é muito cedo para tomar a decisão, visto que o futuro da pandemia é incerto.

Posteriormente, foi mencionado o possível prejuízo para a classe artística que se beneficia através da arte feita para decoração da cidade de forma temática. Caso ocorra a suspensão do carnaval de Recife, essa categoria de trabalhadores teria um trabalho de ano todo jogado fora.

Opinião pública sobre a possível suspensão do carnaval de Recife

Carlos Abreu, artesão integrante de grupos beneficiados com o carnaval, trabalha há 27 anos com as festividades da cidade. “Acima de tudo, é importante se preocupar com a saúde da população e nós artesãos entendemos isso. Mas suspender um evento que beneficia tanta gente pode causar prejuízos irrecuperáveis”, disse Carlos. 

“Acredito que um adiamento seria o correto, até porque ainda estamos no ápice da pandemia. Mas, se houver mesmo esse cancelamento, eu gostaria de ter um aviso com muita antecedência. Assim, eu poderia conseguir outra coisa para gerar a renda que eu consigo nos dias de festa”.

A cidade aguarda a vacina contra o vírus

De acordo com Michelle Collins, o objetivo do requerimento é totalmente voltado para a saúde pública e que, se houverem pesquisas satisfatórias sobre uma vacina imunizadora, a decisão poderia ser facilmente revogada e o evento retomado.

Desde já, a previsão dos vereadores é de que uma possível vacina só chegaria a Recife na metade de 2021. Dessa forma, não haveria possibilidades de realizar o carnaval em fevereiro. Porém, seria possível adiá-lo para o fim do ano.

Leia: ONG Recifense auxilia LGBTQ+s em situação de cárcere e vulnerabilidade durante a pandemia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here