São José do Rio Preto, quarta-feira, 11 de maio, por Sérgio Carrieri – As ações da Vale (VALE3) fecharam em forte baixa no pregão de segunda-feira (9). Enquanto que no fim do dia, a cotação dos papéis da companhia atingia o valor de R$ 76,51. Ao mesmo tempo, o índice Ibovespa fechou nos 103.250 pontos, variando – 1,79%.
Dessa forma, o Valor Diário vai trazer mais detalhes sobre as quedas consecutivas no preço das ações da mineradora. Além disso, as commodities, em geral, fecharam em forte baixa neste início de semana. Sobretudo, após a perspectiva de desaceleração da economia chinesa.
Não deixe de ler: Como funcionam Pix saque e Pix troco? Entenda diferença e como usar as funções
Ações da Vale sofre com desaceleração da economia chinesa
A maior economia do mundo vem dando sinais de que a política Covid zero começa a trazer consequências. Ainda mais com a divulgação dos números apresentados no mês passado. Contudo, analistas temem que mesmo com a desaceleração, o governo local não diminua as restrições de circulação.
Afinal, a China é atualmente a maior importadora de matérias-primas do mundo. E qualquer perspectiva negativa na oscilação do consumo, impacta nos preços de produção aqui no país. Como resultado, as ações da companhia brasileira despencaram no pregão de ontem com mais de 4% de desvalorização.
Leia também: Quais são as ações mais recomendadas por especialistas para comprar em maio; confira
Companhia brasileira fecha acordo com a americana Tesla
Em contrapartida, a Vale anunciou que fechou um contrato de longo prazo com a gigante americana Tesla. A empresa brasileira vai fornecer níquel para a fabricação dos carros elétricos do bilionário Elon Musk. Conforme detalhado no artigo publicado ontem no Portal IG Economia.
A operação acontece a partir da unidade da Vale no território do Canadá, e tem como meta atingir 40% de suas vendas de níquel. Ao passo que nesta refinaria, a Vale produz alguns produtos de níquel com menor emissão de carbono do mundo. O que vai trazer muitos pontos positivos para a imagem da empresa no mercado lá fora.
Enfim, o ganho de imagem para muitos analistas é um ótimo indicativo de valorização das ações no futuro. Mas para investir em ações, é sempre fundamental contar com a ajuda de um profissional. Que saber mais sobre a VALE? Então, assista ao vídeo abaixo do canal Clube dos Dividendos.