Aposentados: INSS deu início ao 13º Salário, veja quando receber o benefício
Saiba os novos prazos para obter o 13º salário do INSS
Mais uma medida do governo federal para aumentar a renda dos cidadãos na pandemia foi feita. O decreto feito estabelece a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas pelo INSS. Por isso, nessa sexta-feira (29/10), no Valor diário, saiba quando receber o benefício do 13º salário e sobre como funciona.
Como funciona?
O ministro da Economia, isto é, Paulo Guedes, desde janeiro de 2021, idealizava a antecipação do abono anual. Desde que o governo autorizou, a medida provisória antecipou em até 3 meses o 13º para os beneficiários do INSS.
O funcionamento se dará em 2 etapas. Isso por que, no primeiro momento será feita uma parcela correspondente a metade do abono que se relaciona ao mês de maio deste ano, até junho.
A partir do segundo momento, é possível receber os benefícios entre junho e julho e pagos até agosto.
Saiba sobre os benefícios
Fique atento, pois será feito o adiantamento do depósito para aqueles que recebem no máximo 1 salário-mínimo data para até 8 de junho. Além disso, não será analisado o dígito verificador, somente o número final do benefício.
Para os que possuem renda mensal maior que o salário-mínimo o depósito será feito entre o primeiro dia de junho até o dia 8. Sendo entre os dias primeiro de julho e 7 a segunda parcela.
Quem tem direito a receber o 13º salário do INSS?
Os segurados que ao longo do ano receberam pensão por morte, auxílio-doença, auxílio acidente, auxílio reclusão, bem como aposentadoria, terão direito ao 13º dentro dessas especificações. Além disso, o INSS ainda comunicou que o valor referente ao abono anual será pago.
Contudo, para saber mais informações e todas as datas referentes ao benefício, basta acessar o site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia também: Saiba como obter o direito ao Auxílio Emergencial.