Entenda como funciona o Saque aniversário do FGTS

Saiba mais sobre a nova medida do governo federal para o saque antecipado do FGTS

A nova medida implementada pelo governo federal, o saque aniversário do FGTS, permite ao cidadão a possibilidade de realizar um saque por ano das suas contas. Por isso neste domingo 31/10, o Valor Diário preparou para você algumas dicas sobre como funciona o saque aniversário do FGTS e seus benefícios.

O que é o Saque-aniversário do FGTS?

Essa medida permite que os trabalhadores retirem, uma vez por ano, um valor de suas contas. Elas podem ser tanto das inativas, a partir de empregos anteriores, quanto das ativas, com os empregos atuais.

Contudo, é importante estar atento para os deveres a serem cumpridos para resgatar esse benefício e como realizá-lo.

Como funciona?

Primeiramente, é importante saber que o cliente não tem direito ao saque total do saldo disponível na conta. Somente uma parte dele será disponibilizada e varia conforme o valor disponível no FGTS.

Portanto, quanto maior o valor disponível no FGTS, menor será o percentual de retirada por anos. Por exemplo, se uma pessoa possui R$500,00 ela pode sacar até 50%, ou seja, R$ 250,00. Por isso, confira quais os percentuais disponíveis para o saque de acordo com o saldo.

Atenção às regras

O Saque-aniversário não é obrigatório, portanto, se você estiver pensando em resgatar o dinheiro saiba os benefícios e as atenções necessárias.

Caso haja demissão sem justa causa e você tiver decidido utilizar o saque-aniversário, você não terá direito ao FGTS. Além disso, a espera para mudar de opção é de 2 anos a partir do resgate.

Outro ponto é que você tem um período de 3 meses para sacar o dinheiro após ter iniciado o pedido do saque-aniversário. Exige atenção, pois ele vai do mês do seu aniversário até os 2 meses seguintes. Por exemplo, se você faz aniversário em agosto o prazo é até outubro para a realização do saque.

Por fim, quem optar pelo saque-aniversário tem até o último dia do mês de aniversário para receber o saldo no mesmo ano, caso contrário, só poderá solicitar no ano seguinte.

Você pode fazer pelo aplicativo ou site do FGTS, nas agências, caixas ou no internet banking.

Veja também: Saiba quem terá direito ao novo Bolsa Família.

Parcelar em até 12 VEZES NO CARTÃO DE CRÉDITO e pagar BOLETO COM PICPAY; veja o passo a passo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.