Paulo Afonso, quarta-feira, 1 de junho, por Gabriele de Paula — A previdência complementar é uma forma que todas as pessoas possuem de complementar o valor de sua aposentadoria. Todos que trabalham de carteira assinada contribuem com o INSS. Além disso, existem outras opções de contribuição, como o autônomo ou mesmo contribuinte individual.
A contribuição junto ao INSS garante a aposentadoria. Mas nem sempre o valor ofertado é satisfatório para o contribuinte. Por isso, existe a previdência complementar. Quer saber mais sobre ela? Hoje, o Blog Valor Diário explica tudo o que você precisa saber e mostra se realmente vale a pena contratá-la.
Veja também: Como se tornar motorista do Uber em 2022? Conheça as regras
Como funciona a previdência complementar?
Hoje, a previdência complementar pode ser classificada em dois grupos: previdência complementar fechada e previdência complementar aberta.
A primeira diz respeito aquelas realizadas pela instituição em que o colaborador trabalha. Por exemplo: você trabalha em uma empresa e ela mesma possui um plano para complementar a sua aposentadoria no futuro.
Assim, você poderá participar, com uma contribuição mensal. Normalmente as empresas que realizam também contribuem para a aposentadoria de seus funcionários.
A previdência complementar aberta contempla todas as pessoas. Ou seja, qualquer indivíduo pode fazer a solicitação. Ela é oferecida por instituições financeiras.
As duas formas são reguladas por órgãos governamentais específicos.
A previdência privada
Quando uma pessoa decide complementar a sua aposentadoria, normalmente procura por uma previdência privada. Todos os bancos contam com planos específicos para a sua necessidade. Por isso, para solicitar você deve procurar a sua instituição financeira.
Em primeiro lugar, é importante observar quanto você deseja receber e quanto você está disposto a pagar mensalmente por sua aposentadoria complementar.
Assim, o banco poderá ofertar a melhor solução para a sua necessidade. Após fechar o acordo, você passará a fazer pagamentos mensais por alguns anos. Depois, poderá receber a aposentadoria mensalmente.
Você também pode gostar: Confira os erros mais comuns no imposto de renda 2022
Vale a pena ter uma previdência complementar?
Muitas pessoas acreditam que a aposentadoria está muito longe de acontecer. No entanto, em um momento ela irá chegar. E nada melhor do que chegar na melhor idade com tranquilidade, sabendo que você estará seguro financeiramente.
Quando uma pessoa contribui com o INSS, já possui o direito de se aposentar. Mas o valor a receber futuramente pode ser abaixo do esperado.
Por isso, vale muito a pena investir em uma previdência complementar hoje. Isso porque você terá mais tranquilidade para curtir a aposentadoria com duas fontes de rendas mensais.
Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube Clube do Valor e entenda mais sobre a previdência privada:
Leia a seguir: Endividados; 4 em cada 10 brasileiros estão com dívidas; entenda