Paulo Afonso, terça-feira, 12 de julho, por Gabriele de Paula — O Seguro-desemprego é um benefício que todos os trabalhadores brasileiros possuem. Assim, ele é um auxílio pago aos trabalhadores que perderam os seus empregos, de forma a gerar manutenção de renda até que o trabalhador consiga um novo emprego.
Mas para ser beneficiado pelo Seguro-desemprego é necessário cumprir alguns requisitos da legislação. É neste momento que muitos brasileiros ficam com dúvida se possuem, de fato, direito ao benefício e quantas parcelas serão disponibilizadas. Hoje, aqui no Blog Valor Diário, você poderá tirar todas as suas dúvidas e saber todas as regras para participar do programa.
Regras do Seguro-desemprego 2022

Veja também: Caixa Tem: como acessar o aplicativo e quais são os serviços disponíveis; confira
A seguir, confira todas as regras para solicitar o Seguro-desemprego e descubra se você terá direito ao benefício.
Primeira solicitação
Quando você for solicitar o seguro-desemprego pela primeira vez, deverá ter trabalhado durante 12 meses, nos últimos 18 meses.
Imagine que você trabalhou 6 meses em uma empresa e saiu. Depois de 3 meses começou a trabalhar em outra e permaneceu por 6 meses. Assim, você terá trabalhado 12 meses nos últimos 18 meses e terá direito ao benefício.
Se, nos últimos 36 meses, você trabalhou de 12 a 23 meses, irá receber 4 parcelas do seguro. Mas se você trabalhou 24 meses ou mais, terá direito a 5 parcelas.
Segunda solicitação
Se você for solicitar o seguro-desemprego pela segunda vez, terá direito ao benefício se tiver trabalhado, pelo menos, 9 meses durante os últimos 12 meses.
A quantidade de parcelas a receber possui a mesma regra da primeira solicitação. Mas há uma exceção: se você trabalhou de 9 a 11 meses nos últimos 36 meses, receberá apenas 3 parcelas do benefício.
Terceira solicitação ou mais
Se você pretende receber o seguro-desemprego pela terceira ou mais vezes, deverá ter trabalhado pelo menos 6 meses no último emprego.
Além disso, as regras para o recebimento das parcelas são as mesmas da segunda solicitação. Mas para receber as 3 parcelas do seguro-desemprego, você poderá ter trabalhado de 6 a 11 meses.
Por fim, confira o vídeo veiculado no canal do YouTube Licia Santana e veja como você pode solicitar o seguro-desemprego pelo celular:
Leia a seguir: Auxílio-Gás 2022: Veja o calendário de pagamentos do mês de agosto