Educação Financeira; como a falta reflete de forma negativa na vida dos brasileiros; aprenda aqui como começar

Educação Financeira; como a falta reflete de forma negativa na vida dos brasileiros; aprenda aqui como começar (imagem Canva)

São Paulo, segunda-feira, 16 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – ter educação financeira com certeza diminuiria o número de pessoas doentes mental e fisicamente. Ou seja, sintomas como angústia, ansiedade e perda de sono, são uns dos exemplos do resultado de falta de dinheiro. Sendo que a maioria dos brasileiros não sofreria se tivesse a devida instrução sobre como se relacionar com as suas finanças pessoais.

Neste ínterim, o Valor Diário mostrará como grande parte dos brasileiros, cerca de 70%, sofrem com preocupações constantes sobre a falta do dinheiro. Preocupação maior, inclusive, do que saúde e família. Então, aqui estão dicas essenciais para que tenho o controle sobre seu dinheiro e consiga ter uma vida livre de preocupações financeiras.

Leia também: JBS (JBSS3) apresenta resultado lucrativo no 1T22; veja aqui o valor da ação e o que esperar para os próximos dias

Educação Financeira; como a falta reflete de forma negativa na vida dos brasileiros; aprenda aqui como começar (reprodução Canva)

Como é a relação do dinheiro com as pessoas?

Acima de tudo, o dinheiro, culturalmente ainda é visto como algo negativo, como se ele fosse “sujo”. Desse modo, muitos ainda pensam que só é rico quem já nasceu rico ou que cometeu alguma ilegalidade para construir sua riqueza, como, por exemplo, corruptos.

Embora pareça algo totalmente infundado e absurdo, muitos, ainda que inconscientemente, encaram o dinheiro como algo negativo. Logo, dizem que não é preciso dinheiro para ser feliz, que basta ter saúde, ainda que se viva com pouco.

Como a falta de dinheiro impacta na saúde?

Em síntese, é comprovado que a ausência de dinheiro impacta diretamente na saúde mental e na qualidade de vida. Conforme pesquisa publicada no g1, dia 9 de maio de 2022, por Raphael Martins, 74% dos entrevistados possuem como principal preocupação na vida a falta de dinheiro.

Em resultado da pesquisa, verificou-se que 40% das pessoas somente têm renda para cobrir os gastos básicos, como alimentação e moradia. Logo depois, 30% dos entrevistados nem sequer possuem renda suficiente para cobrir estas despesas gerais.

Confira também: Multas de trânsito; descubra como economizar em impostos caso não acumule multas ao longo de 12 meses; confira aqui

Portanto, são números alarmantes, que, sem dúvidas, resultam no chamado Estresse Financeiro. Atualmente, brasileiros não possuem o básico para se viver, quem dirá para ter momentos de lazer. Em resultado, vive-se em uma situação de constante angústia, além de cortar o convívio social.

Por onde começar para ter educação financeira?

Sobretudo, muitos nem sequer sabem aonde vai todo dinheiro, ou seja, não tem nenhum planejamento financeiro para direcionar sua renda de forma disciplinada para cada fim. Enfim, esse é o primeiro passo a ser dado para se livrar da maior preocupação de todas: saber quanto ganha e para onde irá o dinheiro. Como, por exemplo, despesas básicas, investimentos e lazer.

Por fim, assista este vídeo para saber mais sobre educação financeira: “Método N.A pra quem ganha pouco dinheiro! Planejamento financeiro fácil!”, do Canal Me Poupe!, do YouTube.

Você também pode se interessar: Saque FGTS; se perder a data posso sacar depois? Entenda aqui o que acontece e como resolver

Cristiane Luzio Rodrigues: Estudante do Mercado financeiro em constante evolução. Advogada e Trader. Conquistando a liberdade financeira e geográfica. Mineira residindo na Capital de São Paulo. Pronta sempre para novos desafios. Graduada em Direito pela FAAT — Faculdades Atibaia e Pós Graduação em Direito Constitucional e Administrativo pela EPD — Escola Paulista de Direto.