Recife, quinta-feira, 28 de abril, por Guilherme Lopes — Você sabe o que é e como funciona o MEI? Se a sua resposta foi não, então hoje te mostraremos do que se trata. Nós do Valor Diário iremos te mostrar que abrir o seu CNPJ e começar a empreender não é tão complicado quanto parece.
Aqui você verá como funciona o MEI e como se tornar, por isso pegue um papel e uma caneta para anotar as exigências para abrir o seu CNPJ. Muitas pessoas acham que o processo é extremamente complexo, porém te mostraremos que é bem mais simples do que parece.
Não deixe de ler: Trabalhar 6h por dia é mais produtivo do que 8h: especialistas comprovam isso
O que é o MEI?
MEI é sigla para micro empreendedor individual, essa é a forma mais simples de possuir um CNPJ e também a com menos custos. Porém, existem algumas limitações e exigências para empreendedores que optam por se tornar um micro empreendedor individual.
Como se tornar um?
Para se tornar um MEI algumas exigências precisam ser atendidas, são elas: possuir apenas um funcionário registrado, lucrar no máximo 81 mil por ano, não ser socio ou titular de nenhuma outra empresa. Então vai ser necessário lidar com um lucro mensal máximo de 6.750.000 reais, porém para alguém que esta começando essa limitação não é um problema.
Leia também: Veja quais são as profissões que aposentam mais cedo
Mas quais atividades podem ser registradas como MEI? Basicamente atividades como comércio e atividades industriais simples como artesanato. Então se, por exemplo, você possui uma loja de roupas, ser um MEI é uma ótima forma de começar no ramo. Mesmo que nem todas as áreas de atuação sejam abraçadas pelo MEI, esse tipo de CNPJ abrangem muitos nichos.
Conclusão
Essa é basicamente a forma mais simples de ter um CNPJ, e se você quer aprender a usar o MEI da melhor forma possível, então não deixe de assistir o video a seguir do canal Me Poupe!. Nesse artigo tomamos como base a matéria do blog contabilizei em março de 2022 por Charles Gularte.