Belo Horizonte, sábado, 11 de junho de 2022, por Edmar Oliveira — O mundo moderno está se tornando cada dia mais informatizado e diariamente surgem recursos como o iFood. Desse modo, através desta plataforma, é possível ao consumidor pedir comida em vários restaurantes e similares, sem utilização de telefone e comparando várias opções e vantagens.
Um dos problemas que surgiram com a popularização do iFood foi o crescimento de golpes realizados pelo aplicativo. Portanto, o blog Valor Diário apresenta o golpe do iFood mais comum e como a vítima pode tentar recuperar o seu dinheiro.
Veja mais: Aprenda como investir com pouco dinheiro: 2 investimentos para iniciantes
O que é o iFood?
A empresa brasileira surgiu em 2011, inicialmente trabalhando com catálogos por telefone. Com o advento da internet, o grupo migrou para o sistema digital, desenvolveu um sistema inovador e se tornou a maior empresa do ramo de entrega de alimentos.

Dessa forma, comerciantes de alimentos como restaurantes e sorveterias se cadastram na plataforma, onde podem ofertar seus produtos e participar de promoções e outras ações do Ifood. Os clientes por sua vez podem se cadastrar no aplicativo ou fazer os pedidos pelo site, deixando seu endereço para entrega. O portal garante aos clientes e fornecedores a entrega e intermediação de pagamento.
Qual o golpe mais comum?
A estratégia mais usada pelos golpistas funciona da seguinte forma: após realizar a compra, o cliente recebe uma ligação de suposta central de atendimentos, dizendo que o entregador se acidentou, mas que outro motociclista vai concluir a entrega.
Veja mais: Conheça aqui quais são os investimentos mais arriscados do mercado
Desse modo, um falso entregador chega com uma sacola e uma máquina de cartão de crédito com o valor na tela. Ao lançar os dados, é debitado da conta um valor muito alto sem o consumidor perceber. Logo em seguida, o verdadeiro entregador chega com o pedido correto e o comprador percebe ter sido vítima de um golpe.
Como recuperar o dinheiro perdido?
Ao perceber ter caído em um golpe com uso do cartão de crédito, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com a empresa do cartão ou banco. Desse modo, a instituição financeira responsável deve cancelar a transferência do dinheiro, evitando o prejuízo.
Por fim, cabe citar que outras modalidades de golpe surgem a cada dia. Portanto, a melhor maneira de evitar os golpes é adicionar créditos no iFood e usá-los para as compras. Em suma, veja mais no canal Alex Coimbra:
Veja mais: Conheça aqui 3 investimento seguros para iniciantes entrarem no mercado