O que provoca o surgimento da economia informal
Com a crise da pandemia do novo coronavírus o aumento da informalidade no emprego aumentou ainda mais. Mas o que provoca o surgimento da economia informal?
Algumas pessoas trabalham por conta própria no setor informal porque desejam evitar registro e tributação. Mas muitas pessoas trabalham no setor informal por necessidade, não por escolha. O que isso tem haver com o surgimento da economia informal?
Economia informal o que é?
A informalidade continua sendo uma característica definidora das economias em desenvolvimento em todo o mundo. Novos modelos de informalidade explicitam as trocas entre o setor formal e o informal.
Emprego informal refere-se a empregos ou atividades que não são registrados ou protegidos pelo Estado.
Assim, os trabalhadores informais são excluídos dos benefícios previdenciários e da proteção oferecida por contratos formais de trabalho.
A informalidade surge tanto da falta de desenvolvimento quanto da falta de governança, e cada uma delas em uma extensão diferente para cada país. E dependendo do local, o nível de educação é um fator-chave que afeta o nível de informalidade.
Em muitos países, esse setor privado informal é maior que o setor formal em termos de emprego e até de produção. Há muitos pontos a serem considerados sobre a economia informal, ou trabalho informal.
Hoje no Brasil que não tem carteira assinada e trabalha de forma autônoma pode contar com o MEI (Microempreendedor Individual) que trás benefícios ao empreendedor.
Crescimento da economia informal
Existem várias perspectivas sobre a economia informal. Alguns o associam à perda de receita, concorrência desleal, baixa produtividade, violações dos direitos humanos e degradação ambiental; enquanto outros o associam ao empreendedorismo, flexibilidade e resiliência.
Mas há um reconhecimento crescente de que eles também podem ser mais inovadores, resilientes e eficientes em termos de recursos do que seus colegas formais.
Da mesma forma, está ficando cada vez mais claro que, para que as tentativas de obter crescimento e desenvolvimento sustentável sejam bem-sucedidos, elas devem estar enraizadas em um entendimento sólido da economia informal – especialmente se esses esforços forem inclusivos e beneficiarão os pobres.
Há ainda aqueles que defendem que a informalidade pode aumentar o PIB do país, mas são opiniões que divergem entre muitos.