Quanto tempo de trabalho dará o direito a receber o seguro desemprego? Entenda

Saiba quais situações se aplicam ao recebimento do seguro-desemprego

O desemprego está em alta no país, fazendo com que muitas pessoas recorram ao seguro desemprego. Entretanto, saber quanto tempo de trabalho lhe dará o direito de receber o auxílio, é uma dúvida muito comum. Por isso, hoje 23/12, nós do Valor Diário iremos te explicar quanto tempo de trabalho registrado em carteira, você precisa ter para ter o acesso ao seguro desemprego.

Como solicitar?

Pode-se acessar o seguro desemprego pelo aplicativo CTPS Digital. Outra alternativa é a de marcar uma data e local para solicitar o auxílio. Contudo, é preciso saber se seu caso de demissão você cumpriu o tempo mínimo de trabalho. Assim, te dá o direito de receber o seguro-desemprego, confira agora mais detalhes!

Quanto tempo trabalhando te dá direito a receber o seguro desemprego?
Quanto tempo trabalhando te dá direito a receber o seguro desemprego? Foto: Pexels

Quais os critérios para conseguir solicitar?

Para conseguir solicitar o seguro desemprego é necessário estar dentro dos critérios necessários. O mais importante deles é passar pela demissão sem ser justa causa. Contudo, para solicitar você precisa ter trabalhado um tempo mínimo, que varia entre a primeira solicitação e a segunda solicitação.

Além disso, para a primeira solicitação do seguro desemprego, você precisa trabalhar com carteira assinada. Da mesma maneira, em que você deve estar recebendo salário por pelo menos 12 meses durante os 18 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

Já a segunda solicitação, se difere um pouco, devido ao fato de ser necessário o trabalhador ter sido pago com o salário completo. Isto é, por pelo menos nove meses durante os 12 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

Quando tratamos da solicitação do seguro desemprego pela terceira vez em diante, o trabalhador só terá direito ao benefício se tiver recebido salário dos seis meses. De maneira que seja imediata aos meses anteriores à demissão. Dessa maneira, você deve ter trabalhado por pelo menos um semestre consecutivo.

Contudo, vale ressaltar que existe um alerta do Governo Federal em relação ao trabalhador que solicitar o seguro desemprego, não pode receber qualquer benefício previdenciário de prestação continuada. Nesse caso, há uma exceção em casos do auxílio-acidente, auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.

Agora que você já sabe qual o tempo mínimo trabalhado que te dá o direito ao seguro desemprego, mande esse artigo para alguém que talvez esteja precisando saber disso!

Leia também: Seguro desemprego: Liberação da primeira parcela

FGTS LIBERADO EM 15 BANCOS: Entenda de vez como contratar empréstimo com o FGTS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.