Saiba como obter a Isenção do IPVA 2022!
Saiba o que fazer para ter direito a isenção
O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores ou simplesmente, IPVA, é um tributo brasileiro que pertence à propriedade de veículos automotores, sendo um imposto estadual.
Com o final de 2021 se aproximando, o IPVA já começa a se tornar uma preocupação para uma boa parte dos motoristas. Isso por que, tanto os veículos novos quanto os seminovos estão custando cada vez mais caro e com isso, o IPVA em 2022 será mais caro. Por isso, hoje 24/11, o Valor Diário irá te explicar o passo a passo, sobre como obter a isenção do IPVA 2022. Confira!
Veja como ter o seu veículo isento do imposto!
Quais são os requisitos para obter a isenção do IPVA 2022?
Os estados brasileiros atestam a isenção do IPVA em 2022 através do ano de fabricação do seu carro. Por isso, se você deseja ficar isento desta taxa no próximo ano, será preciso que você verifique a tabela atualizada de isenção em 2022.
Além disso, caso o seu carro esteja dentro do limite máximo de fabricação imposto pela secretaria da fazenda, você terá o seu IPVA 2022 gratuito. Entretanto, cada governo estadual determina um prazo específico, o que pode alterar para cada região do Brasil.
Sendo assim, para quem possui o carro cadastrado no estado do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, os veículos isentos são aqueles com até 20 anos de fabricação. No entanto, para quem possui o veículo cadastro em Alagoas, a isenção da taxa está disponível para carros fabricados em até 31 de dezembro de 2000.
Estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, Tocantins e Maranhão possuem a isenção da taxa para veículos fabricados em até 15 anos.
Estados com menor tempo de idade do veículo para isenção do IPVA
Os carros cadastrados nos estados do Amapá e do Rio Grande do Norte, têm a taxa do IPVA isenta se fabricados em até 10 anos. Já os carros cadastrados em Mato Grosso são isentos se fabricados em até 18 anos. Além disso, os cadastrados em Pernambuco e Santa Catarina são fabricados em até 30 anos.
Além disso, os veículos cadastrados em Minas Gerais recebem a isenção da taxa se estiverem com a placa preta. Em Roraima, são isentos as máquinas agrícolas, ambulâncias, táxis e motos até 160 cc.
Por fim, há também a possibilidade de isenção por doença, como: amputações, artrite reumatoide, artrose, problemas na coluna, entre outros.
Veja também: Conheça 4 sites para ganhar dinheiro no PayPal!