Entenda o que é investimento de risco

Saiba como funciona e veja alguns exemplos desses tipos investimentos

Hoje 05/11, o Valor Diário irá falar sobre o que é investimento de risco. Dessa forma, você irá saber onde investir, bem como, evitar que coloque seus investimentos em riscos que não correspondam com o seu tipo de investidor ou não tenha a sua carteira comprometida.

O que são investimentos de alto risco?

Os investimentos de alto risco são ações financeiras que não garantem rentabilidade. Isto é, muitos deles passam por diversas variações em seus valores durante um curto período. Diante disso, torna-se impossível prever a margem de ganhos e perdas.

Ainda assim, esses investimentos chamam bastante atenção de muitos investidores que têm tolerância agressiva ou grande renda. Isso por que, há chances de grande retorno a longo prazo.

No entanto, investimentos de alto risco podem proporcionar grandes perdas ao patrimônio de investidores com pouca experiência. Dessa forma, é necessário destacar a importância de se ter o apoio de um especialista para que tenha um planejamento correto e evite prejuízos irreparáveis.

O que é investimento de risco.
Entenda o que é investimento de risco. Foto: Pexels

Leia também: Quer investir ainda em 2021? Conheça as melhores opções!

Quais os principais investimentos de alto risco?

A categoria é feita por ativos com renda variável, isto é, quando se está aplicando não tem como saber o quanto irá render. Dessa forma, algumas das opções que fazem parte da carteira de investidores que optam por alto risco e são experientes são:

Ações na Bolsa de Valores

Na B3 há uma grande variedade de ações, na qual é fixado um valor direcionado para uma cota da organização, fazendo com que esses investidores se tornam sócios dela de acordo aos valores adquiridos.
É recomendável que diversifique a carteira com outros tipos de ativos, para que assim reduza os riscos/prejuízos.

Mercado futuro

Esses permitem negociações com base em derivados, como acordos financeiros com liquidação já determinada. Ou seja, os investidores compram o direito de fazer o que quiserem (comprar mais ou vender) com esse ativo pelo valor que teve sua definição para aquela data.
Alguns exemplos disso são: dólar futuro, futuros de taxas de juros (DI), futuros de commodities (petróleo, ouro, agropecuários, etc.)
Esse investimento é considerado de alto risco por ser muito complexo e variável nos contratos das operações de compra e venda.

Câmbio

O câmbio atrai muitos investidores devido às possibilidades de retorno em dólar, libra, euro e outras moedas estrangeiras. Assim, é possível comprar títulos ou fazer hedge cambial.

Nessas operações, pode-se fixar um valor do câmbio, na qual a data em que foi definido por ambas as partes, serão cobrados dessa forma para proteger seus investimentos em caso de desvalorização. Devido a desvalorização do real, investir em câmbio pode proporcionar bons rendimentos.

Leia também: Descubra pequenos tipos de negócios que são lucrativos

Educação financeira: descubra INVESTIMENTOS FÁCEIS A PARTIR DE R$50

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.