Investir na Eletrobras com saldo do FGTS; confira se o investimento vale a pena

Saiba mais sobre essa oportunidade de investimentos

Belo Horizonte, quarta-feira, 1 de junho de 2022, por Edmar Oliveira — Após vários anos de especulação, a privatização da Eletrobras está encaminhada e deve ocorrer logo. Na última sexta-feira dia 27 de maio, o governo deu entrada com a documentação necessários para realizar a oferta de ações nos mercados nacional e internacional.

Nesse sentido, surge a oportunidade de que pessoas civis e jurídicas adquiram ações da empresa, assim que estiverem disponíveis na B3, conforme reportagem, de acordo com reportagem publicada no portal Globo. Desse modo, o blogue Valor Diário apresenta uma análise sobre a aquisição de ações com uso do FGTS.

Veja mais: Um aumento no salário mínimo está previsto para o ano de 2023

O que é a Eletrobras?

As Centrais Elétricas Brasileiras, também conhecidas como Eletrobras é uma empresa criada em 1962 para coordenar as ações e atividades de várias empresas do setor elétrico. Atua nos setores de transmissão, geração e distribuição de energia elétrica e atende por 28% da capacidade de produção nacional.

Investir na Eletrobrás com saldo do FGTS; confira se o investimento vale a pena - Reprodução Pexels
Investir na Eletrobrás com saldo do FGTS; confira se o investimento vale a pena – Reprodução Pexels

Atualmente é uma empresa de economia mista sob controle do governo federal, sendo que a União possui 53,9% das ações. Dessa maneira, processo de privatização da empresa planeja reduzir o controle estatal para 45% das ações.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo destinado a socorrer os trabalhadores em caso de demissão por justa causa. Portanto, o trabalhador demitido tem direito a receber uma parcela desse dinheiro.

O FGTS foi criado durante a ditadura militar e sofre críticas constantes seja pela dificuldade de liberação ou pelo baixo valor de rendimento, até alguns anos atrás, com taxas abaixo das pagas pela poupança.

Veja mais: Aprenda hoje como funciona o imposto de renda para as criptomoedas

Vale a pena Usar o FGTS para adquirir ações?

Diante do cenário de venda de ações da Eletrobras, os trabalhadores tem a oportunidade de usar até 50% do seu FGTS para adquirir ações da empresa. No entanto, é preciso refletir se vale a pena esse investimento.

Primeiramente,  preciso levar em consideração que ocorre a retirada de dinheiro de uma aplicação e renda fixa para outra de renda variável, o que pode ir contra o perfil de muitas pessoas. Por outro lado, é preciso considerar que o rendimento do dinheiro no FGTS é muito pequeno se comparado a outros rendimentos.

Um ponto importante é que as ações ao serem lançadas no mercado, naturalmente terão um preço mais alto. No entanto, elas tendem ao retorno para um patamar anterior até que suba naturalmente com o tempo. Portanto, cabe ao investidor considerar seu perfil para investimentos de risco e a lucratividade que pode obter em relação às taxas do FGTS. Em suma, veja mais no canal Geovani Santos:

Veja mais: Como o PIX pode ajudar a sua empresa? Confira agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.