Empreendedorismo digital; saiba o que é e quais são negócios em alta

Ao longo dos últimos anos, a evolução tecnológica transformou o mercado e abriu uma série de oportunidades para quem deseja abrir o próprio negócio

Franca, quinta-feira, 2 de junho, por Sheila Sabatini – Mais do que nunca, a internet tem se mostrado o ambiente mais propício para quem busca por empreendedorismo sem possuir muitos recursos. Afinal, o mundo online revolucionou a forma como as pessoas consomem e como as empresas oferecem seus produtos e serviços, impulsionando o surgimento de novos modelos de negócio.

De antemão, a página Valor Diário vai abordar nesse artigo as vantagens de se empreender no mundo digital, e trazer também 4 ideias de negócios para você começar agora mesmo a empreender e ganhar dinheiro no mundo dos negócios digitais.

Leia também: Dicas para sobrar mais dinheiro no fim do mês

Vantagens do empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital; saiba o que é e quais são negócios em alta - Reprodução: Canva
Empreendedorismo digital; saiba o que é e quais são negócios em alta – Reprodução: Canva

A princípio, o empreendedorismo digital é muito vantajoso para todos os tipos de pessoas. Isso porque a transformação digital é um movimento global e, quem não migrar seus negócios para o mundo digital estará inevitavelmente fadado ao fracasso.

Dessa forma, começar um negócio no mundo digital, além de exigir poucos recursos, já te coloca no ambiente certo, onde você terá muito mais chances de atingir o seu público alvo e consequentemente lucrar mais.

Dentre os seus principais benefícios, os negócios online permitem a possibilidade de flexibilidade de horários, já que o trabalho poderá ser desenvolvido de forma remota.

4 ideias de negócios digitais

E- Commerce

O e-commerce é o modelo de negócios mais popular da internet. E certamente só tende a crescer ainda mais. Na prática, o modelo consiste em vender seu produto pela internet.

Dessa maneira, através de uma loja virtual você faz as vendas e pode enviar seu produto para todo o país (ou todo o mundo). Além de demandar menos custos operacionais do que uma loja física tradicional, um grande diferencial do e-commerce em relação a uma loja física é a possibilidade de alcançar um público muito maior.

Empreendedorismo em Marketplaces

De maneira idêntica ao e-commerce, é uma modalidade de negócios que conecta vendedores e compradores. Porém, ao invés de ter uma própria loja virtual, você “aluga” um espaço em um ambiente com diversos outros vendedores, como um shopping,  para expor seus produtos a muitas pessoas.

Sendo assim, nessa modalidade o marketplace fornece um espaço para você, e em troca, recebe uma comissão por suas vendas na plataforma. Alguns exemplos são: Americanas, Magalu, Shopee e Mercado Livre.

Clube de assinatura

A princípio um modelo de negócios antigo que ganhou uma nova roupagem na era digital é o clube de assinatura. Nesse modelo os consumidores pagam um valor mensal para receber produtos específicos de um nicho, como, por exemplo: vinhos, livros, produtos de papelaria, etc.

Apesar desse modelo garantir uma renda recorrente, é necessário manter a atualização e uma curadoria exclusiva de produtos para atrair e manter seus assinantes.

Confira também: Fechamento de Mercado: Ibovespa fecha semana em alta; veja o que movimentou a bolsa

Empreendedorismo com Infoprodutos

Bem como, se você possui bastante conhecimento em uma área específica, você pode empreender criando material sobre o assunto.

E-books, cursos online, webinars, consultorias, planilhas… Esses são alguns exemplos de soluções digitais que podem ser vendidas na internet em plataformas específicas. Inclusive, te ajudam a criar o seu material e encontrar pessoas dispostas a vender seu material como afiliados, em troca de comissão.

Empreendedorismo exige atualização

Da mesma maneira que você pode usar a internet para empreender e ganhar dinheiro, você também deve utilizá-la para se manter sempre atualizado.

Para micro e pequenos empreendedores, que muitas vezes não têm como pagar um profissional para cuidar de sua presença online, pode ser um desafio. Assim como conseguir mostrar seus produtos de forma convincente e eficiente nas redes.

Por isso, muitos deles apostam em cursos rápidos que ensinam de forma prática a transformar perfis em verdadeiras vitrines e até a começar a vender pela internet, segundo matéria publicada pelo site G1, no dia 26 de abril de 2021. E para finalizar, assista ao vídeo do canal Escola de Negócios que traz mais algumas ideias de empreendedorismo digital pra você.

Você também pode gostar: Como ser aprovado no Google ADSense e começar a monetizar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.