Day Trader é a profissão do futuro? Saiba o que dizem os especialistas

Recentemente aumentaram as negociações na bolsa com operações day trade; porém para ter resultados positivos se exige muito estudo

São Paulo, segunda-feira, 16 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – número de pessoas físicas buscando serem profissionais day trader aumentaram nos últimos anos. Diante das vantagens, tanto sob o aspecto financeiro quanto sob o de qualidade de vida, muitos estão ingressando neste mundo.

Todavia, é de se destacar que, como qualquer outra profissão, é necessário muito estudo. Diferentemente das profissionais tradicionais que, em sua maioria, exige-se uma faculdade para ser um profissional, para ser trader não é estritamente necessário. Então, se quer saber mais sobre esta categoria de negociação na bolsa, o Valor Diário demonstrará por onde começar.

Confira também: Ações da Vivo caem após divulgação de balanço do primeiro trimestre; entenda

Day Trader é a profissão do futuro Saiba o que dizem os especialistas (reprodução de imagem Canva)
Day Trader é a profissão do futuro Saiba o que dizem os especialistas (reprodução de imagem Canva)

O que é day trade?

Em síntese, operações em day trade são aquelas de compra e venda de ativos financeiros durante um único dia. Ou seja, são negociações no mercado de capitais que iniciam e são finalizadas durante o horário comercial da bolsa de valores. Então, somente durante o período de realização do pregão, que geralmente funciona das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Porém, muito depende do ativo que escolher para suas negociações. Como, por exemplo, se optar por operar criptomoedas, não se segue a regra acima, podendo realizar trades 24h, sem qualquer intervalo.

Leia também: Cogna (COGN3) lucra R$ 55,2 milhões no primeiro trimestre, mas não sai do prejuízo

Quanto tempo para ser um trader profissional?

Muitos são atraídos pelo dinheiro rápido que o day trade pode proporcionar, porém, esquecem do principal: conhecimento leva tempo. E não estamos falando somente de conhecimento técnico, mas também de autoconhecimento, equilíbrio emocional.

Desse modo, como especialistas sempre destacam, para operar day trade 80% é emocional e 20% é técnica. Então, o primeiro passo é aprender as técnicas necessárias, escolhendo um mentor de sua preferência, que mais se adéque ao seu perfil. Em sua maioria, muitos conseguem aprender técnicas eficazes em alguns meses.

Logo após, de pronto verificará que também deverá lidar com seu emocional, diante das oscilações do mercado. Operar em day trade, sobretudo, envolve colocar o seu dinheiro em risco.

Portanto, lidar com a volatilidade do mercado, o vai e vem dos preços, não é uma tarefa fácil para o emocional e pode levar meses, ou até mesmo anos. Desse modo, para lidar com a ansiedade e com o ego, sentimentos mais aflorados durante trades, exige-se que sua mente esteja em harmonia com a sua técnica operacional.

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Ansiedade: como esse fator compromete suas operações no Day Trade”, do Canal Ariane Campolim, do YouTube.

Você também pode se interessar: Como ganhar dinheiro em uma cidade pequena; 6 formas lucrativas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.