Ações da Bolsa com forte queda nos últimos dias; saiba o que aconteceu e como proteger seus investimentos
Com as incertezas no mercado financeiro mundial, investidores seguem temerosos e bolsa despenca
São Paulo, domingo, 15 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues — Ações da bolsa têm a pior queda desde março. Ibovespa, maior indicado do desempenho médio das ações brasileiras, caiu cerca de 10% em abril. Ou seja, a pior queda da bolsa desde março de 2020, em resultado aos recentes lockdowns na China, bem como vem acompanhando as baixas da bolsa americana.
Ao passo que muitos investidores vêm as frequentes quedas sob um ponto de vista pessimista, outros não. Ou seja, existem diversas estratégias para negociação na baixa para lucrar na alta. Desse modo, o Valor Diário trará aqui os principais motivadores das quedas das bolsas pelo mundo. E, ainda mais, como pode conseguir lucrar, mesmo diante de um cenário econômico instável.
Leia também: Moeda rara de R$ 1 vale muito dinheiro: veja como faturar vendendo moedas antigas
Quais são os principais motivos para ações da bolsa estarem em queda livre?
Atualmente é destaque nos noticiários financeiros o cenário negativo da economia. Diversos são os motivos, como, por exemplo, os recentes lockdowns ocorridos na China, em razão de novos surtos de Covid-19.
Ainda mais, especialistas destacam a alta de juros do banco central americano, Federal Reserve, conhecido também como Fed. E, então, a queda da bolsa brasileira e americana é reflexo também pela projeção de continuação das altas de juros no mercado americano.
Sobretudo, o impacto dos juros dos Estados Unidos atinge diretamente nas maiores companhias mundiais, principalmente nas de crescimento. Por ser uma potência no mundo, o mercado americano afeta rapidamente diversas bolsas de valores.
Como lucrar com as baixas das ações?
Neste ínterim, diversos investidores fecharam no negativo, diante das consequentes quedas das principais ações da bolsa brasileira. Porém, àqueles utilizam-se de estratégias específicas, lucram com compras na queda e vendas na alta. Por vezes em negociações em curtos espaços de tempo, como, por exemplo, realizando operações daytrade.
Desse modo, especialista de empresa da empresa Skopos Investimentos, em matéria do dia 13 de maio, no site InfoMoney, diz:
“… em momentos de crise como o atual seu foco é comprar ações que estão reportando lucro e são bem geridas. Isso porque essas empresas devem se destacar ainda mais quando o cenário melhorar.” Pedro Cerize, sócio-fundador da Skopos Investimentos.
Por fim, assista este vídeo: “IBOVESPA – Bolsa em queda até quando? Hora de vender ações?”, do canal Rafael Bevilacqua, do YouTube.