Eletrobrás será privatizada e trabalhadores poderão utilizar FGTS para comprar ações; confira

Eletrobrás terá um processo de privatização semelhante ao da Petrobrás e Vale

São José do Rio Preto, segunda-feira, 6 de junho, por Sérgio Carrieri – A Eletrobrás teve a sua privatização finalmente aprovada pelo TCU durante o mês de maio. A princípio, qualquer trabalhador com recursos no FGTS, poderá comprar ações da companhia. Porém, com valor limitado a 50% do saldo disponível.

Dessa forma, o Valor Diário vem trazer mais detalhes sobre essa notícia que tem gerado muita expectativa no mercado. Afinal, esse processo de privatização vem desde o Governo Temer, que autorizou a desestatização por medida provisória. Em seguida, aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em 2021.

Eletrobrás será privatizada e trabalhadores poderão utilizar FGTS para comprar ações; confira - Pixabay
Eletrobrás será privatizada e trabalhadores poderão utilizar FGTS para comprar ações; confira – Pixabay

Leia também: Auxílio emergencial: confira o calendário para junho e quem tem direito; veja mais

Privatização da Eletrobrás será ainda em 2022

Em primeiro lugar, vale lembrar que o uso do saldo FGTS já foi aplicado anteriormente em outras ocasiões. Por exemplo, em 2000 e 2010 na privatização da Petrobrás, e em 2002 com a Vale do Rio Doce. Criando fundos mútuos administrados por grandes instituições financeiras.

Enquanto no processo da Eletrobrás, foi estabelecido um teto de R$ 6 bilhões no uso global do FGTS. Contudo, se as aplicações ultrapassarem esse limite será feito um rateio entre os interessados. A privatização da companhia é esperada para acontecer entre junho e agosto desse ano.

Não deixe de conferir: Empréstimo PicPay: saiba como pedir e quais são os valores; confira as regras

Como o trabalhador interessado deve proceder?

De acordo com as regras, a utilização do FGTS poderá ser feita através dos fundos mútuos de privatização. Ou seja, autorizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e administrados por grandes bancos. Conforme artigo publicado em 23 de maio no Portal G1.

Ao passo que o trabalhador autorizará o banco a reservar um valor para aquisição de ações através do aplicativo FGTS. Por outro lado, é sempre bom lembrar que investir em ações não é garantia de lucros futuros. Atualmente, por lei, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tem um rendimento de 3% ao ano.

Por último, para o trabalhador que busca uma melhor remuneração, é bom pesquisar bastante antes de investir. Enfim, investimentos de renda variável sempre exigem um pouco mais de dedicação dos investidores, profissionais ou não. Assista ao vídeo abaixo do canal CNN Brasil para saber mais.

Não deixe de ler também: Novo teto do ICMS para combustíveis: confira os detalhes dessa mudança

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.