A indenização para golpes com Pix é obrigação do banco? Entenda aqui os seus direitos
Conheça os casos em que a responsabilidade e o prejuízo no golpe com Pix é sua ou do banco
Paraipaba, domingo, 12 de junho, por Nonato Vieira — A justiça brasileira ainda não é unânime na aplicação da lei para decidir sobre a indenização para golpes com Pix. Com efeito, o aumento do uso do sistema graças às facilidades que ele proporciona aos usuários também faz crescer o número de golpes. Certamente que algumas medidas de segurança são de responsabilidade dos bancos, contudo, o usuário precisa fazer a sua parte.
O grande problema é que os criminosos são mais rápidos do que as autoridades na hora de planejar os golpes. Assim, acompanhe este artigo do Valor Diário para entender quando o problema é do banco, ou se o prejuízo fica para o cliente.
O Pix pode sofrer diferentes tipos de fraudes, da mesma forma que o cartão de crédito e o empréstimo consignado. Entretanto, o Pix é uma operação instantânea e isso atrai mais a atenção dos golpistas.
Para você: crédito pessoal do Banco do Brasil; siga o passo a passo e peça online
O banco nem sempre paga indenização para golpes com Pix
A justiça é a favor do cliente sempre que ocorre uma invasão do aplicativo. No entanto, nos casos de sequestro relâmpago, por exemplo, o banco não tem responsabilidade e não costuma pagar indenização para golpes com Pix nesta situação.
Quanto aos casos em que o celular sofre invasão e roubo de senhas, a justiça vai para um lado e outro. Logo, dependendo das circunstâncias a decisão pode variar.
Nesse sentido, a decisão costuma ser favorável ao cliente. Principalmente quando o aviso é dado ao banco na mesma hora e a instituição nada faz.
Leia também: aprenda como investir com pouco dinheiro: 2 investimentos para iniciantes
Embora o Banco Central esteja sempre fazendo atualizações no sistema Pix, a segurança ainda tem muitas falhas para os criminosos explorarem.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), os bancos consideram uma prioridade manter a segurança de seus sistemas.
Devolução do Pix
A devolução de valores retirados por fraudes que ocorrem dentro do sistema do banco tem garantia. Porém, o banco cria dificuldades para devolver quantias em que o celular do cliente sofreu roubo ou invasão.
O problema acontece mesmo que o cliente faça a notificação do fato de modo imediato ao banco. Nestes casos de ocorrência de aviso e abertura de BO, a justiça costuma conceder decisão a favor do consumidor.
O site Uol, entre outros endereços na rede, tem muita informação sobre o assunto. Além disso, o leitor vai se atualizar ao assistir o vídeo do canal do Banco Central do Brasil, que está logo em seguida.
Leia também: conheça aqui quais são os investimentos mais arriscados do mercado