Franca, domingo, 5 de junho de 2022, por Sheila Sabatini — A princípio a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) será nos dias 14 e 15 de junho, para que se possam discutir a taxa taxa Selic e também analisar toda a situação econômica do país. Sendo assim, nessa reunião o percentual da taxa Selic terá reajustes e saberemos se ele vai aumentar, diminuir ou se manter da mesma forma.
De antemão, a página Valor Diário vai trazer quais são as expectativas para essa próxima reunião. No dia 4 de maio, na última reunião do Copom, a taxa Selic teve reajuste w chegou a 12,75% ao ano, ou seja, reajustada em 1%. E dessa maneira passou a ser a mais alta desde o ano de 2017. A expectativa é de que aconteça um novo aumento.
Como se define a taxa Selic

Em suma, a taxa Selic é decidida por votação. Sendo assim, em uma assembleia de votação, a mesma é decidida por maioria simples. Os participantes da reunião e membros do Copom são: o presidente do Banco Central, os membros da diretoria colegiada e os chefes de determinados departamentos do BC. Em caso de empate, cabe ao presidente, Roberto Campos Neto, a decisão final.
Nesse ínterim, as decisões tomadas pelo Copom são baseadas na avaliação da situação econômica do país. Ou seja, leva em consideração os riscos associados.
A taxa Selic influencia toda a situação macroeconômica do país, pois gera impacto no valor de mercadorias e serviços, no valor da moeda nacional e no poder de compra do brasileiro.
Confira também: Como atrair investidores para o seu negócio decolar
Expectativa
De acordo com o Boletim Focus do Banco Central, a expectativa é de que a taxa básica de juros chegue a 13,25% ao ano até o final do ano para segurar a inflação. Afinal, a taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central no controle da inflação.
As reuniões do Copom são bimestrais e as próximas datas no ano de 2022 serão:
- 14 e 15 de junho;
- 2 e 3 de agosto;
- 20 e 21 de setembro;
- 25 e 26 de outubro;
- 6 e 7 de dezembro.
O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária, segundo informado no site oficial do Banco Central do Brasil (bcb.gov).
Para finalizar, assista a reportagem do canal CNN Brasil que traz uma reportagem sobre completa sobre a expectativa da taxa Selic e seus impactos.