Saiba como calcular o valor do seu 13º Salário
Veja como calcular p valor garantido por lei a todos os trabalhadores formais!
O 13° salário é garantido pela lei n°4090 de 1962, para todos os trabalhadores que possuem a carteira assinada, recebendo um “salário extra” todo final de ano. Dessa forma, ele é proporcional ao salário e a quantidade de meses trabalhados. Por isso, saiba hoje 26/11, como calcular o valor do 13º Salário, aqui no Valor Diário.
O tão esperado momento do final de ano!
Como calcular o valor do 13º Salário
Seu valor pode ser pago em duas parcelas, ou de uma só vez. A primeira parcela não recebe descontos de impostos e INSS, entretanto, a segunda parte sim. Para calcular é simples, bastando usar o tempo trabalhado em meses e o valor bruto do salário, o que representa 1/12 do salário.
Por exemplo, se você recebe R$1,500 reais de salário bruto, e trabalhou durante 10 meses, primeiramente você deve dividir o valor 1500/12 = 125, obtendo como resultado, o valor do salário diluído ao ano. Feito isso, é só multiplicar pelo tempo trabalhado, ou seja: 125×10 meses = R$1250 reais.
Além disso, é importante informar que, para ser considerado 1 mês de trabalho, este deve ter sido trabalhador por mais de 15 dias. Como por exemplo, se você entrou na empresa no dia 20 de março, e está realizando o cálculo no dia 1° de dezembro, março não deve ser contabilizado como um mês de serviço.
Dessa forma, se dividido em duas parcelas, a 1° parcela deve ser paga inteiramente a partir de fevereiro, até o dia 30 de novembro. A segunda, não pode passar do dia 20 de dezembro, e nela está inclusa todas as despesas com impostos, pensão, INSS e etc.
Com isso, saiba que o valor do desconto da contribuição ao INSS se modificou em 2021, onde foi feita uma nova tabela, na qual as porcentagens variam de 7,5% até 14%, a depender da faixa de salário do trabalhador.
Em que gastar esse dinheiro?
O recomendado é a quitação de dívidas, para que inicie o ano seguinte sem pendências financeiras. Além disso, com o Natal, Black Friday e viagens de fim de ano, as pessoas tendem a gastar mais, dessa forma, você pode separar uma parte do dinheiro para isso, e evitar o uso do cartão de crédito.
Veja também: Confira o calendário do PIS/Pasep 2022.