Confira o calendário do PIS/Pasep 2022

O benefício em atraso é esperado por cerca de 23 milhões de pessoas!

O PIS/Pasep é um direito baseado na Lei n° 7 e 8 de 1970, que garante ao trabalhador formal, seja do setor público (Pasep) ou privado (PIS), um valor referente ao abono salarial. Nesse caso, se você já faz planos em como gastar este valor, veja o que você deve saber sobre o calendário do PIS/Pasep 2022, hoje, 21/11, aqui no Valor Diário!

Entenda porquê houve a suspensão e o atraso!

Calendário e ano-base

Anteriormente, o calendário do PIS/Pasep se iniciava a partir do segundo semestre do ano, e seguia até o fim do primeiro semestre do ano seguinte (de julho a junho). Como por exemplo ocorreu em 2020, onde se finalizou em 30 de junho de 2021, tendo como o ano-base 2019.

Entretanto, para o ano de 2021, o pagamento não foi feito! O governo afirma que isso ocorreu devido ao teto de gastos federais, que já se aproxima do limite. Sendo, portanto, adiado para o início do ano que vem.

Por este motivo, o calendário ainda não está disponível, saindo apenas em janeiro de 2022, tendo como ano-base de contribuição 2020. Além do mais, não se sabe se a contribuição do ano-base 2021 também será depositada no próximo ano, se tornando um pagamento duplo.

Calendário do PIS/PASEP
Confira o calendário do PIS/Pasep 2022. Foto: Canva Pro

Qual o valor?

O valor máximo é de 1 salário mínimo. Entretanto, ele é pago referente ao tempo que a pessoa trabalhou no ano-base (no mínimo 1 mês), e o trabalhador não pode receber mais do que 2 salários mínimos para ter direito ao PIS/Pasep.

Além do mais, com a previsão do reajuste salarial em 9,1%, o abono pode ser maior do que o valor pago em 2021.

Como sacar?

Para isso, em relação ao PIS, ele é responsabilidade da Caixa Econômica. Dessa forma, o trabalhador deve possuir um Cartão do Cidadão, e retirar o seu benefício em uma Loteria Federal ou caixa eletrônico Caixa.

Além disso, o Banco do Brasil é quem realiza o depósito do Pasep na conta do funcionário público. Caso ocorra algum problema e não tenha recebido, você pode se dirigir a uma agência do banco, portando um documento de identificação.

Veja também: Saiba como será o Salário-Mínimo 2022!

Quem tem direito ao PIS PASEP em 2022? Veja agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.