Prazo para declaração do imposto de renda encerra em um mês; veja como declarar em passos simples

O processo para a declaração do imposto de renda é simples e o sistema disponibilizado pela Receita Federal é intuitivo, facilitando para o cidadão

Goiânia, quarta-feira, 11 de maio, por Willames Sales – A Receita Federal do Brasil havia apresentado o prazo para a declaração do imposto de renda até o dia 29 de abril. Mas o prazo foi prorrogado para o dia 31 de maio, para o alívio das pessoas.

Perante esse novo prazo, a equipe do Valor Diário pensou em montar um passo a passo de forma simples. Visto que muitas pessoas ainda não sabem como declarar seu imposto de renda.

Confira: Luiz Barsi, rei dos dividendos, tem novas apostas; confira quais ações o megainvestidor está de olho, acompanhe para também lucrar

Como declarar meu imposto de renda?

O processo para a declaração do imposto de renda é simples e o sistema disponibilizado pela Receita Federal é intuitivo, facilitando para o cidadão.

Prazo para declaração do imposto de renda encerra em um mês; veja como declarar em passos simples
Prazo para declaração do imposto de renda encerra em um mês; veja como declarar em passos simples / Créditos de imagem pixabay

Dessa maneira, o primeiro passo para declarar seu imposto de renda é ter em mãos os documentos para o preenchimento do programa, como seu RG, cópia da declaração do IR do ano anterior, informe de rendimentos, etc.

Leia também: lucro Petrobrás: após resultados do 1° tri é registrado lucro R$ 44,561 bilhões, confira valor da ação

Portanto, depois de tudo preenchido, basta enviar sua declaração à Receita Federal. Assim, você pode acompanhar o processamento da declaração para verificar a situação da entrega, e o programa vai indicar se sua situação está retida em malha ou não.

O que acontece se eu não declarar meu imposto?

É obrigatória a declaração de todos os contribuintes que tiveram em média de 2.379,98 reais por mês, ou seja, o rendimento anual maior que 28.559,70 reais. Assim, aqueles que não prestar contas à Receita Federal deve pagar uma multa no valor mínimo de R$ 165,74.

Além disso, segundo a matéria publicada no portal G1, publicada em março de 2022, essa multa pode chegar a 20% de todo o imposto devido. As restituições começaram a ser paga no fim de maio e ira até setembro. Por isso, é preciso ficar atento no prazo para apresentação da declaração do Imposto de Renda 2022.

Veja este vídeo, “Imposto de renda 2022: Confira o passo a passo para fazer a declaração”,  do canal, “Jornal O Globo” do YouTube para saber mais detalhes.

Confira: como limpar o nome do Serasa e nunca mais se endividar, passos simples

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.