Saiba se vale a pena investir no tesouro direto
Saiba mais sobre o Tesouro Direto e seus benefícios para os investidores
Para quem busca começar a investir, ou já investe a algum tempo e não quer correr muitos riscos, o Tesouro Direto é um grande atrativo. Pensando nisso, hoje 19/11, o Valor Diário separou algumas dicas para você entender se vale a pena investir no Tesouro Direto em 2021.
Saiba mais sobre o Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um título de renda fixa. Dessa forma, através dele pode ser analisada a rentabilidade de determinado investimento de maneira prévia. Assim, ao realizar a compra de um título o cliente já terá a previsão de quanto receberá no resgate da aplicação.
Outro atrativo para os investimentos no Tesouro Direto, é o fato de ser bem acessível para os investidores. Com possibilidades de compra a partir de R$30, ainda existem opções de programação de aplicações. Dessa forma, é possível deixar a aplicação pré-agendada. Facilitando assim, o investimento.
Como funciona?
Esse investimento pode ser entendido de maneira simples, como um “empréstimo de dinheiro” para o governo. Ao realizar a compra de um título de crédito pré-determinado, você saberá no ato, o quanto irá receber em “troca” desse empréstimo. Dessa forma, ao chegar no dia do vencimento do prazo, será possível resgatar o dinheiro com os acréscimos dos juros feitos durante a aplicação.
Vale a pena investir no Tesouro Direto em 2021?
A resposta para essa pergunta vai depender dos seus objetivos como investidor. É importante analisar que, embora a taxa Selic aumentou, os títulos se desvalorizaram devido à queda da taxa de juros, por conta do mercado internacional.
Ao levar em conta os títulos emitidos durante os últimos 12 meses, o aumento da taxa Selic de 2% pode fazer com que os títulos comprados anteriormente a esse aumento, sejam desvalorizados. Isso ocorre porque, por exemplo, caso você compre um título com rendimento de 6% ao ano e o governo emita um novo título depois com um rendimento de 8%, o seu investimento será desvalorizado.
Além disso, caso o seu objetivo seja um investimento que se aplica em renda fixa e com uma garantia de recebimento futuro, essa pode ser uma boa opção.
Veja também: Saiba como receber o Auxílio Brasil.