Você sabe o que é Open Banking? Veja o que pode mudar
Saiba mais sobre a nova modalidade dos Bancos
Que o mundo está ficando cada vez mais digital não é novidade para ninguém. Por isso, as instituições financeiras estão procurando se adaptar a esse cenário. Por isso, neste Sábado (30/10), confira as dicas que o Valor Diário preparou para você saber sobre o que é o Open Banking, e o que pode mudar com esse novo sistema.
Open Banking: O que é?
O Open Banking foi implementado no Brasil desde 2019 e promete auxiliar ainda mais o cliente na busca pelo desenvolvimento econômico. Ele é um conjunto de práticas que quando aliados à tecnologia permite o compartilhamento dos seus dados bancários. Ou seja, seu histórico com outras instituições financeiras.
Como funciona?
Para acionar esse recurso, é necessário que você autorize esse compartilhamento de dados. Esse método entende que você é dono dos seus dados, e por isso, permite decidir com quem e quando compartilhá-los.
Por exemplo, se o cliente com conta no Banco X deseja obter financiamento de outro banco, atraído pelas taxas menores ou por outros motivos, com o Open Banking ele poderá compartilhar seu histórico com o banco Y. Isso irá facilitar na concessão de empréstimos e créditos.
O que pode mudar?
Com esse novo sistema, as fintechs e as instituições bancárias precisarão prestar mais atenção nas necessidades dos clientes. Esse novo sistema ajuda a aumentar a competição entre as instituições e, por isso, o cliente acaba tendo mais opções de boa qualidade para escolher onde ingressar.
Dessa forma, a tendência é que cada vez mais a atenção para com o cliente seja o foco das instituições financeiras. Proporcionar uma melhor experiência, além das facilidades proporcionadas pelo meio digital e tecnológico, vem se tornando cada vez mais presente no dia a dia das fintechs e dos bancos tradicionais.
Uma sugestão para você que pensa em ativar o Open Banking
Fique atento, pois somente as instituições reguladas pelo Banco Central podem participar desse novo modelo de compartilhamento de dados.
Veja também: Saiba como obter o direito ao auxílio emergencial.