Alta de mais de 8,8% do diesel passou a valer a partir 10 de maio; entenda como isso pode afetar o bolso da população
Reajuste foi o primeito em 60 dias e justificativa é evitar desabastecimento
Franca, quarta-feira, 11 de maio de 2022, por Sheila Sabatini – Começou a valer ontem, dia 10 de maio o novo reajuste de 8,8% no preço do Diesel para as distribuidoras. Sendo assim, o preço passa de R$4,51 a R$4,91 por litro do combustível.
De antemão a página Valor Diário traz informações sobre esse primeiro aumento praticado pela Petrobrás nos últimos 60 dias, e que por hora afeta apenas o preço do Diesel, mantendo o preço da gasolina e do GLP (gás liquefeito de petróleo) como está.
Justificativa
A princípio, ao ser questionada, a Petrobrás afirmou que esse reajuste no preço refletiu apenas uma parte da alta observada nos preços de mercado. Sendo assim, o reajuste foi necessário para evitar um possível desabastecimento do combustível.
Balanço Global do diesel continua impactado
Ainda segundo a Petrobrás, o balanço global do diesel continua impactado, pois, há uma redução da oferta em relação à demanda. Além disso, os estoques globais estão abaixo do esperado pelas mínimas sazonais em todas as regiões fornecedoras.
Diferença entre preço do diesel e preço do petróleo nunca esteve tão alta
Inicialmente, a Petrobrás ressaltou que as refinarias da empresa estão trabalhando na sua capacidade máxima e, por hora, é impossível aumentar a capacidade de refino de petróleo internamente de modo a atender a demanda no país.
“Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços de diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, afirma a Petrobrás segundo matéria do CNN Brasil, escrita por João Pedro Malar em 10 de maio de 2022.
Em nota, a empresa ainda disse: “Isso significa que o equilíbrio de preços com o mercado é condição necessária para o adequado suprimento de toda a demanda, de forma natural, por muitos fornecedores que asseguram o abastecimento adequado”.
Para finalizar, trouxemos de antemão uma reportagem do canal Jovem Pan News explicando um pouco sobre esse aumento e o impacto que ele terá sobre a economia.
Você também pode gostar: Vale (VALE3) tem quedas seguidas na bolsa; confira se é momento de comprar