Com o isolamento social e os diversos decretos estaduais e municipais com relação ao fechamento de estabelecimentos em razão do novo Coronavírus, os artistas do Cariri cearense tiveram que adaptar suas respectivas programações, assim como as instituições culturais buscaram inovar para que fosse possível oferecer ao público entretenimento, educação e lazer por meio do viés artístico; ou seja, a cultura no Cariri e artistas locais se adaptam durante pandemia.

Cultura no Cariri e artistas locais se adaptam durante pandemia; confira
Cultura no Cariri e artistas locais se adaptam durante pandemia – Foto: Marina Cavalcante

Portanto, diversas adaptações foram e estão sendo realizadas no Cariri no que diz respeito à cultura, pois a emergência cultural é uma realidade acentuada pelo cenário atual.

 

Como a cultura no Cariri e artistas locais se adaptam durante pandemia

A região do Cariri é conhecida como um dos principais polos cearenses de cultura. Não à toa, pois a região preserva suas tradições; além da sua economia ser aquecida pelo aspecto cultural.

Tendo isso em vista, com a situação de emergência na saúde pública do Ceará devido à crise pela Covid-19, artistas e instituições caririenses adotaram medidas inéditas para não interromper completamente a programação cultural da região.

No entanto, eventos e demais atividades que só poderiam acontecer presencialmente foram devidamente cancelados, sem perspectiva de retorno.

Portanto, para que seja possível oferecer cultura às pessoas, diversos artistas estão aderindo às ferramentas digitais que passaram a ser usadas para transmitir apresentações, aproximando assim, artista e espectador.

 

Ferramentas digitais são principais aliadas dos artistas e das instituições culturais

Para superar as dificuldades impostas pelo isolamento social, os artistas caririenses aderiram ao uso de ferramentas digitais como forma de continuar os seus trabalhos durante a pandemia.

Além disso, instituições culturais como o Sesc Juazeiro do Norte também desenvolve algumas atividades com o público de forma online, utilizando meios virtuais.

Dessa forma, oficinas gratuitas são transmitidas ao vivo (por meio de lives em redes sociais) e apresentações artísticas são feitas utilizando aplicativos.

A redação pesquisou, em 17 de junho, atividades culturais que serão desenvolvidas ainda neste mês.

Como é o caso da oficina de lettering cujo mediador é o professor Francisco Luiz.

A oficina acontece por meio do aplicativo Zoom, nos dias 19 e 26/06.

Para efetuar a inscrição, basta acessar o endereço: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=_ugcOz7SWkCZnkJEBGNdZrhgKY-w87BNm-yHNUEgsx9UMDFBSEk2OE1XM0ZPRjVQVDhLU0hGSTdCNi4u e preencher o formulário.

Outra oficina acontece no dia 24/06 desenvolvida pelo artista Ivan Brígido.

Esta acontecerá por meio do aplicativo Google Meet, cujo conteúdo diz respeito à atividade circense (uso da perna de pau).

De forma semelhante para efetuar inscrição e preencher o formulário, o interessado deve acessar o endereço virtual: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=_ugcOz7SWkCZnkJEBGNdZrhgKY-w87BNm-yHNUEgsx9UNEZGVzRCMDhQVjVVVVVMODRQQ0hLV1U1UC4u

Portanto, é possível acompanhar as atividades culturais no Cariri desenvolvidas por artistas engajados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here