Coronavírus: 14 mil pacientes curados no Recife
Na última terça-feira, dia 16 de Junho de 2020, foram contabilizados cerca de 14.714 pacientes curados no Recife da COVID-19, o novo Coronavírus. De acordo com informações oferecidas pela Prefeitura da cidade do Recife, esses números só aumentam.
Leia: Reabertura do comércio do Recife: Confira novidades e opinião pública
Redução na curva e pacientes curados no Recife
De antemão, a cidade do Recife passa por um novo Plano de Convivência com a Pandemia. Nele, os estabelecimentos e locais públicos estarão retornando a seu funcionamento de forma gradual.
Em contrapartida ao resto do Brasil, Recife foi uma das primeiras cidades do país a iniciar sua quarentena e, igualmente, será uma das primeiras cidades do Nordeste a diminuir as restrições quanto ao isolamento social, através do novo plano de convivência.
De acordo com o Prefeito Geraldo Julio em pronunciamento na última quarta-feira, dia 17, Recife conta com cerca de 30 dias de diminuição na curva de contágio do novo Coronavírus. Assim, a quantidade de óbitos também diminuiu.
No último pronunciamento, os números contabilizavam 14.714 paciente curados no Recife e um total de 18.515 casos confirmados desde o início da pandemia. Em Pernambuco, foram contabilizadas cerca de 46 mil casos confirmados da COVID-19.
Acertos na gestão durante a crise
Sob o mesmo ponto de vista, Geraldo Julio enfatiza que Recife vem passando por uma sequência de acertos quanto à pandemia, na intenção de salvar vidas e unir forças contra o vírus.
Igualmente, o Prefeito afirma que todas as decisões tomadas futuramente quanto à retomada das atividades devem ser cautelosas e que, ao menor sinal de piora na curva, a cidade voltará a ter restrições mais rígidas para que os casos de pacientes curados no Recife continuem aumentando.
Informações sobre a diminuição nos óbitos
Juntamente com o aumento nos pacientes curados no Recife, foi contabilizada uma diminuição de cerca de 73% nos enterros dos cemitérios municipais. O mês de maio foi marcado pelo aumento exorbitante nesses números e, em junho, a queda foi comemorada pela cidade.
Aplicativo Atende em Casa
Foi criado um aplicativo para contabilizar casos suspeitos de cidadãos que não precisariam se dirigir a um hospital, o Atende em Casa. De antemão, foram cerca de 700 atendimentos por dia. Atualmente, são contabilizados cerca de 159 atendimentos no Atende em Casa e na rede Básica de Saúde.
Mesmo com um número positivo de pacientes curados no Recife, a gestão da cidade informou que continuará com o plano de convivência apresentado há uma semana, retomando a economia e atividades sociais de forma gradual e cautelosa, analisando o grau de eficácia do plano e recomendando que o cidadão continue em casa, se possível.
Leia: Grupos solidários do Recife mudam sua rotina durante a quarentena