Bolsa família cancelado, posso receber o auxílio?

Um dos grupos de beneficiários pelo Auxílio Emergencial liberado pelo Governo Brasileiro é o de beneficiários do Bolsa Família. Mas, muitos brasileiros que tiveram seu Bolsa Família cancelado estão com dúvidas se têm direito ao auxílio.

Há uma lista de critérios a ser seguida para analisar se um brasileiro tem ou não direito a receber o auxílio emergencial. Um desses critérios é ser beneficiário do Bolsa Família. Mas como proceder se o brasileiro teve seu benefício cancelado?

Bolsa Família cancelado
Bolsa Família cancelado, posso receber o auxílio?

Leia: Pagamento da 1ª parcela do 13º liberado para aposentados

Tive meu Bolsa Família cancelado, posso receber o auxílio emergencial?

Sim, um brasileiro que teve seu Bolsa Família cancelado poderá receber o auxílio, desde que se enquadre nos outros requisitos listados para recebedores do benefício liberado pelo Governo. Para isso, será necessário realizar o cadastro comum no aplicativo criado pela Caixa.

Qual é a diferença?

Beneficiários ativos do programa Bolsa Família não precisam realizar o cadastro no aplicativo, pois o benefício do auxílio emergencial será depositado automaticamente substituindo o valor do Bolsa Família. Se o valor do auxílio for menor do que o do Bolsa Família, o maior valor será depositado.

Motivos que podem levar ao Bolsa Família cancelado

Agora é possível cruzar dados para analisar a situação de beneficiários. Com isso, a fiscalização dos programas sociais estão mais rigorosas e muitos tiveram seu Bolsa Família cancelado ou suspenso. Alguns motivos são comuns para o cancelamento.

Divergência nas informações de renda

Com a possibilidade de cruzar dados, o Governo Federal pode encontrar famílias que recebam mais dinheiro do que o que foi informado no cadastro do benefício. Por ser considerada uma informação falsa, o indivíduo pode ter o Bolsa Família cancelado.

Saque inexistente

Há um prazo de 90 dias para que o valor do Bolsa Família seja sacado. Se o prazo estourar, o Governo entende que a família não precisa do benefício e cancela seu cadastro automaticamente.

Informações desatualizadas

A cada dois anos, uma atualização cadastral é obrigatória. Se essa atualização não for realizada no prazo, a família pode ter seu benefício retido e não poder sacar o valor depositado. Em caso de irregularidade, o benefício é automaticamente cancelado.

Dados incorretos

É importante estar sempre atento aos dados informados de todos os membros da família. É comum que brasileiros tenham seu Bolsa Família cancelado por erros que podem gerar divergência de informações.

Leia: Mais R$25 bilhões para o auxílio emergencial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.