Os desafios para quem tem automóveis não estão fáceis. Vem ocorrendo um aumento ininterrupto no preço do combustível, que chegou a bater 70% a mais sobre o valor de setembro do ano passado.
O diesel também não para de subir. A realidade é que o combustível de fato está muito caro. Mas você sabe o porquê?
Hoje, (30/10), aqui no Valor Diário, mostraremos porque o combustível não para de subir nos postos!
Entenda porque o combustível está tão caro
Política interna da Petrobras
A Petrobras tem uma política de preços que varia de acordo com o mercado internacional, através do Preço de Paridade Internacional (PPI). Isso garante certa lucratividade para a companhia que consegue manter preços competitivos.
No entanto, a população tem sofrido com isso. Afinal, como o dólar está altíssimo em comparação ao real, e o preço do combustível vai lá para cima.

Conflitos e insatisfação derivada no aumento do preço do combustível
Antes do Preço de Paridade Internacional, a gestão de Dilma Rousseff segurava os preços, mas com a chegada de Michel Temer ao poder, tudo mudou. A política de PPI se iniciou em 2016, configurando um aniversário de 5 anos em 2021, do que vem causando alvoroço desde o seu lançamento.
Em 2018, houve a greve dos caminhoneiros que parou o país por cerca de 10 dias. Em 2021, com a gasolina chegando a 7 reais em muitos estados, o debate sobre outra greve vem à tona.
Aumento de derivados
Não só a gasolina, mas o diesel e também o gás de cozinha tiveram aumentos assustadores desde que o combustível segue alinhado com a política da Petrobras. Em 2021, o gás de cozinha chegou a representar quase 10% de um salário mínimo no país, o que demonstra grande preocupação no povo.
Veja também: Vale Gás Bolsa Família: Confira Detalhes.