Aumento na conta de luz: Aneel aprovou alta de até 25% em alguns estados a partir de sexta-feira

Moradores de quatro estados do nordeste amanheceram na sexta-feira com as suas contas mais caras

Salvador, quinta-feira, 28 de abril, por Vivaldo Pereira – Temos um novo aumento na conta de luz dos brasileiros de quatro estados nordestinos: Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe. Em suma, de acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em divulgação feita no seu portal, no dia 19 de abril, as empresas estão autorizadas a realizar esse aumento como forma de compensar a queda dos seus faturamentos em razão do fim da bandeira vermelha.

De fato, nós, do Valor Diário, averiguamos que o reajuste ocorre em razão do fim da cobrança da bandeira vermelha por escassez hídrica. Com efeito, já que não terão mais esse valor extra, as empresas então efetivaram o aumento como forma de manter os cidadãos pagando os mesmos valores em suas contas. Logo, na prática, o que houve foi uma compensação para as geradoras, o que deve resultar, na prática, em um aumento zero ou numa pequena redução.

Você também pode gostar: O que é simulador de day trade? Descubra como treinar operações no mercado financeiro; confira

Aumento na conta de luz: Aneel aprovou alta de até 25% em alguns estados a partir de sexta-feira - Reprodução: Unsplash.com
Aumento na conta de luz: Aneel aprovou alta de até 25% em alguns estados a partir de sexta-feira – Reprodução: Unsplash.com

Aumento na conta de luz torna sem efeito o fim da bandeira vermelha

De fato, como vimos, esse reajuste na casa dos 25% não resultará em um aumento efetivo nas contas de luz. Isso porque ele chega logo após o fim da cobrança da bandeira vermelha, que acrescentava R$14,20 nas contas com consumo a partir de 100kWh. Com isso, em alguns desses estados, o que deve ocorrer mesmo é uma diminuição nas contas em torno de 0,09%.

Efetivamente, esse reajuste, em combinação com a redução do valor da conta em razão do fim da bandeira tarifária vermelha, deverá resultar em valores menores nas contas dos consumidores. A exemplo disso, averiguamos que uma redução de -4,11% deverá ocorrer nas contas dos moradores do estado do Rio Grande do Norte. Similarmente a isso, a população da Bahia, com o reajuste de 20,73%, sentirão uma redução de cerca de -1,58% no valor das suas contas.

Leia também: Como a oscilação do dólar afeta os investimentos? Saiba o que analisar antes de investir

Aumento na conta de luz: Aneel aprovou alta de até 25% em alguns estados a partir de sexta-feira - Reprodução: Pixabay.com
Aumento na conta de luz: Aneel aprovou alta de até 25% em alguns estados a partir de sexta-feira – Reprodução: Pixabay.com

Curiosamente, os impactos do reajuste deverão ser positivos

Com efeito, de acordo com matéria publicada pelo repórter Pedro Rafael Vilela, no site agenciabrasil.ebc.com.br, em 20 de abril, no caso de Sergipe, por exemplo, o aumento na conta de luz resultará em uma redução em cerca de -6,15%. Em contrapartida, o Ceará, estado que ficou com o maior reajuste, cerca de 24,85%, será o único no qual os seus moradores não deverão perceber diminuição no valor das suas contas.

Porém, se quiser saber mais sobre esse aumento na conta de luz assista ao vídeo abaixo do canal. “Hoje Em Dia”. E saiba como ficam, na prática, os valores das contas de luz com essa combinação entre aumento e fim da bandeira tarifária vermelha.

Saiba mais: Crise hídrica afeta o valor da conta de luz? Entenda!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.