Salvador, terça-feira, 17 de maio, por Vivaldo Pereira – A Receita Federal dará início à restituição do IR 2022 no final deste mês de maio. Do mesmo modo, os declarantes que ainda não a fizeram terão até essa data para realizá-la. Do contrário, a pena principal aplicada será de 1% ao mês de multa sobre o imposto devido.
De fato, o Valor Diário apurou que o dia 31 de maio marca o início da restituição do IRPF 2022 para todos os declarantes. Por outro lado, o órgão informou que a previsão é a de que somente a partir do dia 24 de maio sejam liberadas as consultas pelo aplicativo Meu Imposto de Renda no site gov.com.br.

Como ocorrerá essa restituição do IR 2022?
Do mesmo modo, caso queira consultar detalhes acerca da sua restituição você também poderá acessar o portal “e-Cac”. Em suma, lá você saberá se precisa fazer alguma correção, quando a restituição estará disponível, e até mesmo se caiu na famigerada “malha fina”.
Ademais, com relação às prioridades para o recebimento, a Receita contemplou os indivíduos acima de 60 anos. Além destes, também têm prioridade os portadores de deficiência, os com alguma moléstia grave e aqueles que têm o magistério como a sua principal fonte de renda.
De resto, os valores serão disponibilizados de acordo com a data do envio da declaração, ou seja, os que a entregaram primeiro serão os primeiros a serem contemplados.

Calendário da restituição
De acordo com o que apurou o repórter Daniel Cristóvão, em matéria publicada no site valorinveste.globo.com, em 13 de maio de 2022, o calendário da restituição do Imposto de renda 2022 ficou da seguinte maneira:
- 31 de maio – Lote 1;
- 30 de junho – Lote 2;
-
29 de julho – Lote 3;
- 31 de agosto – Lote 4;
- 30 de setembro – Lote 5.
Porém, se quiser saber mais sobre os detalhes dessa restituição do IR 2022, assista ao vídeo abaixo do canal “A Saga do Investidor”. E cuide para evitar que essa declaração não se torne, como é bastante comum, em uma tremenda dor de cabeça em sua vida nos próximos meses.