Prova de Vida do INSS tem novas regras; confira o que muda para não perder o benefício

Portaria publicada pelo INSS define novas regras a partir já de 2022

São José do Rio Preto, segunda-feira, 6 de junho, por Sérgio Carrieri – A Prova de Vida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), tem novas regras em 2022. Uma portaria publicada pelo órgão em fevereiro define novos procedimentos. Além disso, o segurado não precisará mais sair de casa para comprovar o direito ao benefício.

Dessa forma, o Valor Diário traz mais detalhes sobre essas mudanças que tem grande impacto para os aposentados e pensionistas. A partir de agora, o INSS utilizará bases de dados públicos, além de votação e vacinação para fazer o procedimento. E também atualizará o sistema até dezembro desse ano, não havendo bloqueios até lá.

Prova de Vida do INSS tem novas regras; confira o que muda para não perder o benefício - Pixabay
Prova de Vida do INSS tem novas regras; confira o que muda para não perder o benefício – Pixabay

Leia também: Auxílio emergencial: confira o calendário para junho e quem tem direito; veja mais

O que muda na Prova de Vida agora?

Em primeiro lugar, o INSS não vai mais exigir que o segurado vá pessoalmente onde recebe o benefício como prova de vida. De acordo com a portaria, outros meios serão utilizados para validarem o processo. Como, por exemplo, o acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro, será considerado como prova de vida.

Da mesma forma, a comprovação é válida através de empréstimo consignado feito com reconhecimento biométrico. Também por cadastros atualizados em órgãos de trânsito ou de Segurança Pública. Bem como por atualizações no Cadastro Único, quando efetuada pelo responsável pelo grupo.

Não deixe de conferir: Empréstimo PicPay: saiba como pedir e quais são os valores; confira as regras

Outras formas de se efetuar o procedimento do INSS

O atendimento presencial, sobretudo a perícia médica presencial ou por telemedicina continua valendo. Assim como a emissão ou renovação de passaporte, carteira de trabalho e alistamento militar. Conforme artigo de Marta Cavallini publicado em 3 de fevereiro no Portal G1.

Todo aposentado ou pensionista é obrigado a fazer a Prova de Vida para receber o benefício. Seja por meio de cartão magnético, conta-corrente ou poupança. Enfim, quanto mais segurança no procedimento, mais se evitam as fraudes e os prejuízos para os contribuintes.

Se houver a necessidade de realizar a Prova de Vida presencialmente, o INSS irá até o beneficiário. Esse procedimento ainda está em processo de definição. Quer saber mais sobre a Prova de Vida do INSS? Então, assista ao vídeo abaixo do canal Record News.

Não deixe de ler: Novo teto do ICMS para combustíveis: confira os detalhes dessa mudança

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.