Inteligência emocional no trabalho; descubra o que é e como se destacar no seu emprego

Para crescimento profissional, não basta ter a técnica, devem ter também um emocional equilibrado para ter sucesso

São Paulo, sexta-feira, 27 de maio, por Cristiane Luzio Rodrigues – inteligência emocional é um assunto pouco difundido entre as pessoas, ou, até mesmo, evitado. Até mesmo porque, muitas vezes, não é fácil lidar com os próprios sentimentos, com o autoconhecimento. Porém, devido à competição no mercado de trabalho, agora, como nunca, recrutadores não vêm somente a capacidade técnica. Sobretudo, habilidades emocionais, para poder lidar com toda pressão do ambiente corporativo, tem se tornado um fator determinante na escolha do candidato ideal.

Desse modo, o Valor Diário mostrará aqui quais são as principais dicas para se destacar na entrevista de emprego. E, ainda mais, se destacar no seu emprego atual e conseguir aquela esperada promoção. Portanto, não deixe de conferir estas dicas, que farão toda diferença em sua carreira profissional.

Veja também: Auxílio-doença do INSS; descubra como solicitar de acordo com as novas regras

Inteligência emocional no trabalho; descubra o que é e como se destacar no seu emprego (reprodução Canva)
Inteligência emocional no trabalho; descubra o que é e como se destacar no seu emprego (reprodução Canva)

O que é inteligência emocional?

Em síntese, é basicamente a habilidade de saber adaptar-se a todas as mudanças e obstáculos que surgem sempre  em um ambiente de trabalho. Então, a pessoa que sabe lidar com seus próprios sentimentos de uma maneira prática e assertiva. Desse modo, suas tomadas de decisões serão mais fáceis em situações no trabalho, principalmente quando estiver sob pressão.

Quais são as principais dicas sobre emoções no ambiente corporativo?

Antes de tudo, a resiliência é um dos fatores determinantes; ou seja, o profissional tem destaque quando consegue adaptar-se facilmente a qualquer situação. Ou seja, para quaisquer mudanças no cenário corporativo, tanto positiva quanto negativamente, não demonstrará sofrimentos. Em resultado, somente trará benefícios para empresa, pois será prático e objetivo durante o seu desempenho profissional.

Confira também: Fundos imobiliários em alta; saiba como investir e quais os especialistas mais recomendam para 2022

Logo após, ser organizado é uma das principais qualidades de um funcionário, sobretudo ter ações com muito foco e disciplina. Em síntese, embora pareça óbvio, em um ambiente empresarial, há sim, pessoas desorganizadas, sem habilidades de aproveitar o tempo de trabalho. Ou seja, que não sabem estabelecer prioridades, sem conseguir entregar trabalhos com qualidade, enxergando como importante a quantidade.

Contudo, a inteligência emocional nada mais é que a habilidade de uma pessoa de lidar com suas próprias emoções. Ou seja, equilibrando seus sentimentos e, em resultado, melhorar seu desempenho tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Conforme definição do Wikipedia, de junho de 2021, “Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.”

Por fim, para ilustrar, assista este vídeo: “Como controlar as emoções? | Augusto Cury”, do Canal Augusto Cury, do YouTube.

Você também vai gostar: BTC E ETH em tendência de queda; saiba como lucrar com bitcoin e ether agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.