Paraipaba, quarta-feira, 8 de junho, por Nonato Vieira — A exigência da prova de vida do INSS foi finalmente excluída da rotina anual dos aposentados e pensionistas. Com efeito, essa obrigação fazia com que milhões de idosos se dirigissem todo ano às agências para comprovar estar vivo. A consequência era triste de se ver: dezenas de idosos praticamente sustentados por outros ou em cadeira de rodas nas longas filas das agências bancárias.
Portanto, comprovar que o segurado está vivo passou a ser de responsabilidade do INSS. Certamente que a instituição tem meios mais simples de verificar essa informação. O Valor Diário vai esclarecer o leitor sobre o novo sistema que tirou um peso da vida de pensionistas e aposentados.
Prova de vida do INSS pelo celular
Em primeiro lugar, a prova de vida do INSS já pode ser feita através do aplicativo ou do site Gov.br, caso seja necessário. Contudo, cabe ao INSS realizar a tarefa.
Assim, a instituição irá cruzar dados de emissão de documentos como passaporte, identidade e título de eleitor para fazer a verificação.
Além disso, o instituto também pode pegar informações através de movimentação em conta bancária e empréstimo consignado, por exemplo.
O importante mesmo é que esse antigo transtorno que causava tanto sofrimento foi eliminado. Um verdadeiro alívio para a família dos aposentados e pensionistas, principalmente os que tenham algum problema de locomoção.

Segurança contra fraudes
A prova de vida do INSS tinha como objetivo diminuir a possibilidade de fraude no sistema de aposentadorias, um alvo constante dos golpistas. O objetivo continua, mas sem a presença física do segurado.
A melhoria no sistema de comprovação de vida para os aposentados e pensionistas traz um ganho real na qualidade de vida destes segurados. Entretanto, não há risco de comprometer a segurança das informações, que já se encontram na posse de órgãos do governo.
A preocupação com a segurança dos dados deve ser mantida. Isso porque esse público é um alvo fácil dos fraudadores profissionais. De fato, é constante a reclamação de empréstimos e descontos indevidos.
Por fim, o leitor pode encontrar informações adicionais sobre o tema no site Gov.br, bem como em diversos outros sites na rede.
Também é possível assistir ao vídeo do canal parceiro, TV Brasil. O vídeo está logo em seguida e explica detalhes sobre a prova de vida do INSS.
Leia também: você sabe o que é um freelancer? Descubra hoje o que é essa profissão