Saiba como solicitar o seguro-desemprego

Conheça o principal auxílio ao trabalhador desempregado!

O seguro-desemprego é um dos direitos do trabalhador com carteira assinada, caso ele passe por um processo de demissão sem justa causa. Assim, é garantido um valor com base na média do salário do funcionário, sendo pago por até 5 meses. Por isso, conheça hoje, 19/12, aqui no Valor Diário, as formas de como solicitar o seguro-desemprego e quais são os seus direitos como empregado. Confira!

Conheça todas as informações deste benefício!

Quem tem direito?

Ele se destina aos trabalhadores formais demitidos sem justa causa, e que não possuam outra fonte de renda própria para se manter, além de não receber nenhum benefício do governo como aposentadoria, auxílio-acidente e etc.

Sendo assim, é possível que o benefício seja suspenso ou negado caso o funcionário possua algum vínculo com outra empresa, CNPJ ativo ou possua uma fonte de renda fixa, mesmo que informal.

Como solicitar o seguro-desemprego. Foto: Canva Pro.
Como solicitar o seguro-desemprego. Foto: Canva Pro

Como solicitar o seguro-desemprego?

Primeiramente, é necessário ter em mãos o Documento de Requerimento do Seguro-Desemprego, que é entregue no momento da demissão, além de possuir um documento de identificação com foto e o seu número de CPF.

Assim, basta acessar o site do Ministério da Economia: servicos.mte.gov.br/ e preencher com o número do seu CPF, sendo direcionado para criar uma conta nova ou acessar, caso já possua login e senha cadastrados.

Além disso, também é possível realizar o pedido via celular. Basta acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e em seguida, escolher a opção “Seguro-Desemprego/Consultar”, e por lá, você poderá fazer o seu requerimento.

Meu seguro deu problema! E agora?

Pode ficar tranquilo, ainda é possível recorrer para uma revisão. Desse modo, basta acessar o site ou aplicativo da carteira de trabalho, clicar na aba de “Seguro-Desemprego/Consultar”, escolher a opção “Recurso”, e seguir com o preenchimento dos dados.

Com isso, é importante ter em mãos documentos que comprovem que você possui direitos ao recebimento. Dessa forma, o órgão terá até 45 dias para analisar se houve algum erro na suspensão do benefício.

Como sacar

Por fim, deve-se depositar o valor mensalmente em uma conta que é preciso informar no momento da solicitação, podendo ser da Caixa Econômica ou não. Contudo, também é possível o depósito na poupança social do Caixa Tem ou efetuar a retirada do valor, em uma das agências ou Casas Lotéricas, apresentando o cartão cidadão ou documento de identidade com CPF.

Leia também: Veja se você tem direito ao Auxílio Brasil.

Seguro Desemprego saiba como solicitar pela internet

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.