O que é e como foi a COP26? Entenda!

Confira tudo o que você precisa saber sobre a conferência do clima em 2021

As diversas mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo, são a principal preocupação de diversos países do mundo. Assim, medidas como a COP26 surgiu numa tentativa de lidar com esses efeitos. Por isso, hoje 10/11, o Valor diário, irá te dizer o que é e como foi a COP26.

O que é a COP26?

Primeiramente, a COP26 é uma conferência que teve início, dia 31 de outubro de 2021 para discutir sobre o clima do planeta. Com a adoção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em 1992, os países se comprometeram a discutir todos os anos sobre os efeitos das mudanças climáticas. Dessa forma, os Estados se reúnem em cúpulas globais do clima, ou nas “Conferências das Partes” (COP’s).

Desse modo, durante os anos de reuniões e diversas “extensões” no tratado, foram realizadas para definir as responsabilidades legais dos Estados vinculados em relação a emissões de gases poluentes para cada país. Além de ser pensado, formas de avaliar o cumprimento dessas medidas.

A importância da COP26 se dá pelo fato que durante a conferência, os países deverão chegar em um acordo em comum para finalizar o “Regulamento de Paris”, ocorrido em 2015.

O que é e como foi a COP26
O que é e como foi a COP26? Entenda! Foto: Pexels

Como foi a COP26?

Então, separada em duas semanas intensas de discussões e planejamento, a primeira é reservada para negociações técnicas entre funcionários do governo e a segunda pelas reuniões dos chefes de Estado e representantes legais. Ao final da segunda semana, formaliza-se as decisões finais que serão aceitas, ou não.

Confira os 4 pontos principais discutidos durante a COP26!

  1. Garantia de que se elimine as emissões de carbono até antes do fim do século, e que seja criado mecanismos para não deixar que a temperatura do planeta aumente 1,5ºC.
  2. Necessidade de proteção as comunidades e habitats naturais que são alvos das mudanças climáticas.
  3. Garantia de que os recursos destinados para definir novas metas de financiamento do clima sejam de fato, alcançadas até 2025.
  4. Por fim, o último ponto principal das discussões foi em relação a ampliação das ações coletivas, dos governos e sociedade civil para finalizar o Livro de Regras de Paris. A fim de tornar o Acordo funcional e operacional.

Leia também: Saiba Como Gerar Um Boleto No Picpay

Educação Financeira: COMO ECONOMIZAR GANHANDO 2 MIL REAIS?! (Dicas Vitais)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.