Inflação: Alta global no preço dos alimentos afeta o custo de vida em diversos países.

Saiba as causas e fatores que influenciam na alta dos custos de vida!

Com a alta no valor dos alimentos no mundo inteiro, a inflação mundial também sofre consequências. As causas dessa alta nos custos, deve-se aos diversos fatores climáticos e às consequências da pandemia mundial de covid-19. Por isso, hoje 10/11, o Valor Diário mostra as causas e fatores da inflação na alta global no preço dos alimentos, e como isso afetou o custo de vida ao redor do mundo.

Qual o motivo da alta dos alimentos?

A princípio, existem vários motivos apontados, dentre eles destaca-se a diminuição na oferta de alimentos, em detrimento de condições climáticas atípicas no mundo. Além disso, pode-se relacionar a alta devido a crescente procura, causada pelo retorno das atividades econômicas no período pós pandemia.

Contudo, confira mais informações sobre os fatores associados à inflação mundial, que afetam os custos dos alimentos, bem como os custos de vida.

Alta global no preço dos alimentos
Inflação: Alta global no preço dos alimentos afeta o custo de vida em diversos países. Foto: Canva Pro

De que forma a inflação afeta o custo de vida!

Diversos países do G20 estão sofrendo com o aumento dos custos de vida por conta da alta, sobre o preço dos alimentos.

Contudo, não foi somente a ida ao supermercado que ficou mais cara em diversos países. Isso por que, muitos alimentos servem como base de matéria prima para diversos produtos manufaturados e industrializados, que servem não só para a indústria alimentícia, como é o exemplo da cana de açúcar que produz o etanol.

Do mesmo modo, que diversos produtos e serviços se tornam mais caros para os cidadãos de diversos países do mundo.

Além disso, a inflação impacta no poder econômico dos consumidores, devido a alta no valor dos alimentos. Dessa forma, não apenas se torna mais caro o alimento de cada dia, mas também têm de forma proporcional, menos dinheiro para gastar com isso, considerando o fato de que o salário não possui um reajuste para equilibrar os demais gastos.

Causas climáticas da menor oferta de alimentos e alta dos preços.

Ao redor do mundo, diversos países sofreram nos últimos anos com a crise climática. O Brasil é um enorme exportador de alimentos que tem sofrido com intempéries atípicas que prejudicam na produção de alimentos, devido a seca prolongada que prejudicou a produção de grãos, como a soja, e as geadas que prejudicaram a produção de cana de açúcar no estado de Minas Gerais neste ano de 2021.

Além disso, vem ganhando destaque uma tendência mundial apontada pela FAO (Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) do clima “imprevisível” e “desfavorável” sendo a causa de “safras reduzidas” e “expectativas de safra reduzidas” e “safras afetadas pelo clima”

Por fim, agora você já sabe algumas das causas da alta global nos preços dos alimentos, além da alta no custo de vida em de diversos países. Sendo assim, para mais artigos sobre inflação, alta global no preço dos alimentos e etc, acompanhe nosso blog!

Leia também: Veja as novas regras do governo para evitar fraudes no Bolsa Família

Educação Financeira: Veja como NÃO ENTRAR PELO CANO NA BLACK FRIDAY 2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.