Próximos 5 anos serão complicados, é o que diz o Diretor do Banco Central; entenda os motivos

Brasil não mede esforços para conter as altas da inflação

São Paulo, sábado, 4 de junho, por Cristiane Luzio Rodrigues — o cenário da economia mundial está caótico, com inflação alta e crescimento estagnado de muitos países. Neste ínterim, aqui no Brasil, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, afirmou que os próximos 5 anos serão complicados. Durante evento realizado por Kinea Investimentos, no dia 30 de maio, o representante do BC deu destaque à inflação. Ou seja, das recentes altas, pode ser necessário controle do nível de preços, por uma recessão.

Sobretudo no momento pós pandemia e agora com os conflitos no leste europeu, os países de todo mundo sofrem com os impactos financeiros. Assim, o BC do Brasil, mantém como foco principal para este mês de junho conter a inflação. Neste ínterim, o Valor Diário trará neste artigo as principais projeções do BC para economia brasileira.

Leia também: Redução de imposto vai diminuir os preços dos alimentos? Confira mais

Próximos 5 anos serão complicados, é o que diz o Diretor do Banco Central; entenda os motivos (reprodução Canva)
Próximos 5 anos serão complicados, é o que diz o Diretor do Banco Central; entenda os motivos (reprodução Canva)

Foco na inflação de junho, diz diretor do Banco Central

Comparando o Brasil aos dos Estados Unidos, o diretor de Política Monetária do Banco Central enfatiza o Federal Reserve está como mesmo desafio. Ou seja, não se sabe onde os juros terão de ir para que a inflação diminua.

“Será tentativa e erro, mas direção é certa, vai trazer inflação para baixo”, diz Bruno Serra.

Como está o bolso do brasileiro diante do atual cenário econômico?

Sem dúvidas o impacto para o bolso da média da população está sendo sobre os preços das despesas básicas, como, por exemplo, os alimentos. Com o acumulado dos últimos 12 meses do IPCA, índice que mede a inflação, que está em 12,13%, os alimentos estão no topo das altas.

Confira mais: Privatização da Eletrobrás; saiba o que é e como investir saldo do FGTS

Segundo dados Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), somente em abril, a categoria “alimentos e bebidas”, correspondem a inflação de 61%. Assim, a população de baixa renda é a que sofreu os maiores impactos sobre suas despesas básicas.

Todavia, a estabilização da economia brasileira pode demorar alguns anos para acontecer, conforme afirmou o representante do BC. Conforme publicação do dia 30 de maio, do site InfoMoney.

“Não é fácil navegar nesse processo. Os próximos cinco anos serão complicados, com tomadas de decisões difíceis. Mercado precisará navegar sem boia de salvação por um tempo”

Por fim, para entender mais sobre a economia do mundo, assista este vídeo: “O que esperar da economia mundial em 2022? As previsões da Blackstone”, do Canal InfoMoney, do YouTube.

Veja mais: Bitcoin se recupera e volta para US$ 30 mil, após semanas de quedas; veja se é hora de investir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.