Redução de imposto vai diminuir os preços dos alimentos? Confira mais

O Governo Federal reduziu em 10% o imposto de importação de produtos como arroz, feijão e carne. Entenda os efeitos da redução

Franca, quinta-feira, 2 de junho, por Sheila Sabatini – O Governo Federal anunciou que zerou a alíquota de impostos sobre alguns produtos alimentícios, como medida para conter a inflação. Além disso, também reduziu a alíquota de dois insumos agrícolas.

De antemão a página Valor Diário traz as informações dessa nova medida do governo que passou a valer desde o dia 12 de maio e está prevista para até o dia 31 de dezembro deste ano. A princípio, a medida de redução de impostos foi divulgada após uma reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex).

Leia também: Quer ser um CEO? Saiba como ter um plano de carreira de sucesso; confira mais

Redução de imposto vai diminuir os preços dos alimentos? - Reprodução: Canva
Redução de imposto vai diminuir os preços dos alimentos? – Reprodução: Canva

Redução de impostos como medida para conter a inflação

Anteriormente, no mês de março o Gecex já havia zerado as alíquotas de seis alimentos. Porém, agora em maio, a lista aumentou e tiveram a alíquota zerada os seguintes produtos: carnes congeladas de bovinos desossadas, pedaços e miudezas de frango congelados, farinha de trigo, outros trigos e mistura de trigo com centeio, milho em grão, bolachas e biscoitos e outros produtos de padaria e pastelaria.

De início, a redução de impostos foi feita ao incluir os produtos citados na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec).

O que são alíquotas?

Em suma, alíquota é o percentual que se utiliza para calcular o valor total dos impostos que serão pagos por uma pessoa seja ela física ou jurídica.

Portanto, o Ministério da Economia informou que tomou essa decisão levando em consideração os alimentos mais comuns na cesta básica da população mais pobre economicamente. Além disso, também concluiu que a medida tem como objetivo frear a inflação, considerando mercadorias que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Confira também: Dicas para economizar no mercado, compras com máxima eficiência

“Alguns produtos específicos, que tem um impacto grande sobre a população, temos buscado fazer reduções grandes de alíquotas”, disse o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys. “Sabemos que essas medidas não revertem a inflação, mas elas aumentam a contestabilidade dos mercados.

Um produto que está começando crescer muito de preço, diante da possibilidade maior de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar tanto o produto”, explicou, em um artigo na página oficial do Governo Federal, Gov.br , publicado no dia 11 de maio de 2022. Em suma, trouxemos um vídeo do canal Paracatu Rural, que traz uma reportagem completa sobre a redução de imposto sobre os alimentos.

Você também pode gostar: Procura por dólar cai 25% no Brasil; entenda mais sobre a oscilação da moeda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.